dc.contributor.author | Puppin, Maurício | |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T12:07:00Z | |
dc.date.available | 2019-09-30T12:07:00Z | |
dc.date.issued | 2019-07-30 | |
dc.identifier.citation | PUPPIN, Maurício. Cônicas: uma prática escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11906. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11906 | |
dc.description.abstract | Based on the protagonism of the learner, this work aims to assist the teacher of mathematics of High School, in the teaching of Analytical Geometry, with a practical approach to facilitate the student's understanding of Conics, with emphasis on ellipse. By the use of free software Geogebra, the student can observe the translation of the curve in the plane and identify in its equation, the differences between the positions: horizontal and vertical, making learning dynamic and more effective. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights.uri | Acesso aberto | por |
dc.subject | Geometria Analítica | por |
dc.subject | Cônicas | por |
dc.subject | Elipse | por |
dc.subject | Protagonismo | por |
dc.subject | Analytical Geometry | eng |
dc.subject | Conics | eng |
dc.subject | Ellipsis | eng |
dc.subject | Protagonism | eng |
dc.title | Cônicas: uma prática escolar | por |
dc.title.alternative | Conics: a school practice | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Bertoncello, Luciene Nogueira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8028970771846775 | por |
dc.description.resumo | Fundamentado no protagonismo do educando, este trabalho visa auxiliar o professor de matemática do Ensino Médio, no ensino da Geometria Analítica. Com uma abordagem prática para facilitar o entendimento do aluno sobre cônicas, com ênfase na elipse. Usando o software livre Geogebra, o aluno pode observar transladando a curva no plano, diferenças em sua equação entre as posições horizontal e vertical, tornando o aprendizado dinâmico e mais efetivo. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7328458570509096 | por |