dc.contributor.author | Baptista, Rafael Ferraz | |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T14:40:49Z | |
dc.date.available | 2019-10-10T14:40:49Z | |
dc.date.issued | 2019-09-11 | |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Rafael Ferraz. As percepções de professores sobre as influências das masculinidades tóxicas nas vivências pessoais e profissionais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11922. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11922 | |
dc.description.abstract | This research was developed from the perception about how men behave in
society, since they need to adapt to the socially established patterns of
masculinity and virility, submitting to certain sufferings in order to feel adjusted,
a fact that extends to the school environment, considering that it is
characterized as an integral part of the society. Therefore, the study aimed to
understand teachers' perceptions about the influence of hegemonic patterns of
masculinity, identify how teachers deal with the influences of toxic masculinities
and understand how the toxicities, derived from the hegemonic pattern, interfer
with the experiences of heterosexual teachers and homosexual teachers. Thus,
we define the following research question: What are the teachers' perceptions
about the influences of toxic masculinities in the construction of their identities?
How do the values of a hegemonic pattern of masculinity interfere in the
formation of these individuals as men and teachers? The data collection that
supported this research was performed with the aid of two collection
instruments: participant-observation and, especially, the operative group.
Pichon Rivière (2005) emphasizes that the creation of an operative group
allows a discussion that leads participants to reflect about certain theme, in this
case, about the influence of toxic masculinities in the personal and professional
lives of male teachers. Thus, seven male teachers from the state public school
system participated in this research, sharing knowledge, yearnings and feelings
during the debates. The debates generated the discourses that supported the
research results, which, through content analysis (BARDIN, 2011), allowed us
to find that toxic masculinities contaminate and condition the formation of man,
putting him in a situation of subordination in relation to hegemonic masculinity
and consequently its values are reproduced in the school environment,
reinforcing toxic relationships, leading to practices lacking affection and based
on fear and authoritarianism. In addition, teachers' perceptions indicate a
certain uneasiness, which led to the questioning of the segregating, coercive
and oppressive practices arising from hegemonic masculinity, which cause
suffering and hindering the formation of man as a human being. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | por |
dc.subject | Masculinidade hegemônica | por |
dc.subject | Docência masculina | por |
dc.subject | Docência e masculinidades. | por |
dc.subject | Teaching and masculinities | eng |
dc.subject | Male teaching | eng |
dc.subject | Hegemonic masculinity | eng |
dc.title | As percepções de professores sobre as influências das masculinidades tóxicas nas vivências pessoais e profissionais | por |
dc.title.alternative | Teacher's perceptions about the influences of toxic masculinities in personal experience and professionals | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Julio, Josimeire Meneses | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8805879632103815 | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa se desenvolveu a partir da percepção sobre as formas
como os homens se comportam na sociedade, buscando se adequar aos
padrões de masculinidade e virilidade estabelecidos socialmente, se
submetendo a determinados sofrimentos em troca de um sentimento de
ajustamento, fato que se estende ao âmbito escolar, considerando que esta se
caracteriza como uma parte integrante do meio social. Neste sentido, o estudo
objetivou compreender a percepção dos professores acerca da influência dos
padrões hegemônicos de masculinidade, identificar como os docentes lidam
com as influências das masculinidades tóxicas e entender o modo como as
toxicidades, oriundas do padrão hegemônico, interferem nas vivências de
professores heterossexuais e de professores homossexuais. Assim, definimos
a seguinte questão de pesquisa: Quais as percepções dos docentes acerca
das influências das masculinidades tóxicas na construção de suas identidades?
De que forma os valores de um padrão hegemônico de masculinidade
interferem na formação desses indivíduos enquanto homens e enquanto
docentes? A coleta dos dados que subsidiou esta pesquisa foi realizada com o
auxílio de dois instrumentos de coleta: a observação participante e,
principalmente, o grupo operativo. Pichon-Rivière (2005) enfatiza que a
realização de um grupo operativo permite uma discussão que leve os
participantes à reflexão sobre a temática abordada, no caso desta pesquisa,
sobre a influência das masculinidades tóxicas nas vidas pessoais e
profissionais de docentes homens. Assim, participaram desta pesquisa sete
professores homens da rede pública estadual de ensino, compartilhando
saberes, anseios e sentimentos durante os debates. Os debates produzidos
geraram os discursos que subsidiaram os resultados da pesquisa, dos quais,
por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2011 ), permitiu a constatação de
que as masculinidades tóxicas contaminam e condicionam a formação do
homem, colocando-o em situação de subordinação em relação à masculinidade
hegemônica e por consequência esses valores se reproduzem no ambiente
escolar, reforçando as relações tóxicas, acarretando em práticas carentes de
afetividade e pautadas no medo e no autoritarismo. Além disso, a percepção
dos professores indica certa inquietação, que levou ao questionamento sobre
as práticas segregadoras, coercitivas e opressivas oriundas da masculinidade
hegemônica, que causam sofrimento e tolhimento da formação do homem,
enquanto ser humano. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8172366141038435 | por |