dc.contributor.author | Mendoza, Pablo Francisco Menten | |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:42:29Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T18:42:29Z | |
dc.date.issued | 2019-08-30 | |
dc.identifier.citation | MENDOZA, Pablo Francisco Menten. Música, ruído, interferência e diluição: as trilha musicais de Livio Tragtenberg em Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) e Filmefobia (2008). 2019. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12055. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12055 | |
dc.description.abstract | This research aims to broach Livio Tragtenberg's musical creation for contemporary Brazilian
cinema. Throughout his career, the composer has teamed up with directors with challenging
proposals such as Julio Bressane and Tata Amaral. In his compositions we perceive intriguing
musical / sound paths so that these sounds do not go unnoticed in the middle of the film, and
they also establish significant relationships with the work in which the music is inserted. The
dissertation proposes investigate how Livio Tragtenberg articulates different ideas and sounds
in certain filmic contexts. For that, study's object comprises three movies: Latitude Zero, by
Toni Venturi (2000); Contra Todos (2003), by Roberto Moreira, and Filmefobia (2009), by
Kiko Goifman. These works were chosen because they contain different language proposals
that directly implied the approach used by the composer, which does not mean his works do
not have a "signature", on the contrary. Although the composer “adapts” to each film, it is
possible to find relevant singularities both in the sonorities and in the relation that music
establishes with the other elements of the narrative. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tragtenberg | por |
dc.subject | Trilha Musical | por |
dc.subject | Latitude Zero | por |
dc.subject | Filmefobia | por |
dc.subject | Contra Todos | por |
dc.subject | Muisc track | eng |
dc.title | Música, ruído, interferência e diluição: as trilha musicais de Livio Tragtenberg em Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) e Filmefobia (2008) | por |
dc.title.alternative | Music, noise, interference and dilution: Livio Tragtenberg's music tracks on Latitude Zero (2000), Contra Todos (2004) and Filmefobia (2008) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Suzana Reck | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8566012598222563 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo abordar a criação musical de Lívio Tragtenberg para o
cinema brasileiro contemporâneo. Ao longo de sua carreira, o compositor estabeleceu
parcerias com diretores com propostas desafiadoras, como Julio Bressane e Tata Amaral . Em
suas composições percebemos instigantes caminhos musicais/sonoros de maneira que essas
sonoridades geralmente não passam despercebidas em meio ao filme, e também estabelecem
significativas relações com a obra em que a música se insere. A dissertação propõe investigar
como Lívio Tragtenberg articula diferentes ideias e sonoridades em determinados contextos
fílmicos. Para tanto, o objeto de estudo compreende três filmes: Latitude Zero (2000) de Toni
Venturi; Contra Todos (2003) de Roberto Moreira, e Filmefobia (2009) de Kiko Goifman . As
referidas obras foram escolhidas porque contemplam diferentes propostas de linguagem que
implicaram diretamente na abordagem utilizada pelo compositor, o que não significa que suas
obras não tenham de certa forma uma “assinatura”, pelo contrário. Embora o compositor “se
adapte” a cada filme, é possível encontrar relevantes singularidades tanto nas sonoridades
quanto na relação que música estabelece com os demais elementos da narrativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGIS | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6445707008209961 | por |