dc.contributor.author | Costa, Aline | |
dc.date.accessioned | 2019-11-22T18:35:21Z | |
dc.date.available | 2019-11-22T18:35:21Z | |
dc.date.issued | 2019-04-23 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Aline. Mulheres negras na universidade: trajetórias de vida e dimensão ocupacional do racismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Terapia Ocupacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12070. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12070 | |
dc.description.abstract | Justification of the study. Racism can be defined as a system that operates in
society and causes avoidable and unfair inequalities in relation to resources,
skills and opportunities, to certain groups. This research intended to understand,
even with all the difficulties imposed by racial inequalities, such as students
black women have joined and stayed at university. Number of participants.
The study participated, 3 students from the Federal University of São Carlos, located
inside the city of São Paulo- SP, to contemplate the different moments of
education, 3 students who declared themselves as
representing 3 different moments (undergraduate, master's and doctorate).
Collection procedure. Data production was performed using Body Maps
a qualitative and intersectional method based on art. Method of analysis of
Results. The analyses of the results of this research were performed through analysis
based on the technique developed by Braun and Clarke. Main results. The
results showed that the motivations they brought and maintain each of these
students in the academic space, goes through family, social and political issues. They
present several obstacles to their training process, such as coping with the
racial prejudice, economic difficulties and the subjectivity of the construction of the
his blackness in this space. Final considerations. The research showed the different
trajectories of women historically excluded from the formal spaces of knowledge, using
a contemporary research methodology and able to make this record in a way that
artistic, collaborative and respectful to these stories. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cismo institucional | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Mulheres afro-americanas | por |
dc.subject | Interseccionalidade | por |
dc.subject | Mapa corporal narrado | por |
dc.subject | Metodologias visuais | por |
dc.title | Mulheres negras na universidade: trajetórias de vida e dimensão ocupacional do racismo | por |
dc.title.alternative | Black women in the university: life trajectories and occupational dimension of racism | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Lilian Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8695787131933459 | por |
dc.description.resumo | Justificativa do estudo. O racismo pode ser definido como um sistema que opera dentro
da sociedade e causa desigualdades evitáveis e injustas, em relação a recursos,
capacidades e oportunidades, a determinados grupos. Esta pesquisa pretendeu entender,
mesmo com todas as dificuldades impostas pelas desigualdades raciais, como estudantes
negras tem ingressado e permanecido na universidade. Número de participantes.
Participaram do estudo, 3 estudantes da Universidade Federal de São Carlos, localizada
no interior da cidade de São Paulo- SP, para contemplar os diferentes momentos da
formação acadêmica, foram selecionadas 3 estudantes que se autodeclararam como
negras, representando 3 diferentes momentos (graduação, mestrado e doutorado).
Procedimento de coleta. A produção dos dados foi realizada por meio de Mapas Corporais
narrados, um método qualitativo e interseccional baseado em arte. Método de análise dos
resultados. As análises dos resultados desta pesquisa foram realizadas por meio de análise
temática, com base na técnica desenvolvida por Braun e Clarke. Principais resultados. Os
resultados mostraram que as motivações que trouxeram e mantem cada uma dessas
estudantes no espaço acadêmico, passa por questões familiares, sociais e políticas. Elas
apresentam diversos obstáculos do seu processo de formação, como o enfrentamento do
preconceito racial, as dificuldades econômicas e a própria subjetividade da construção da
sua negritude nesse espaço. Considerações finais. A pesquisa evidenciou as diferentes
trajetórias de mulheres historicamente excluídas dos espaços formais do saber, utilizando-
se de uma metodologia de pesquisa contemporânea e capaz de fazer esse registro de forma
artística, colaborativa e respeitosa a essas histórias. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4349858471853519 | por |