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dc.contributor.authorFerracuti, Roberta
dc.date.accessioned2019-12-03T13:59:46Z
dc.date.available2019-12-03T13:59:46Z
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.citationFERRACUTI, Roberta. Programa Mais Médicos para o Brasil: uma análise sobre experiências de supervisão acadêmica. 2019. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12098.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12098
dc.description.abstractFrom the 1990s, there was a movement to expand the Brazilian population's access to health care, mainly through basic care, and the Family Health Strategy is a proposal adopted by the Brazilian government as a way of reorganizing the health system. Unfortunately, most of the Brazilian municipalities encountered many difficulties during their implementation, ranging from infrastructure to lack of professionals, mainly physicians. In this scenario, the Mais Médicos Program in Brazil was launched in 2013 as a proposal to advance the solution of Primary Health Care (PHC) problems in the SUS, with measures that intervene in the training, structure and provision of physicians in health services. APS. To follow up these new doctors, we have the tutor and the academic supervisor, medical professionals indicated by the Supervisory Institutions linked to the Ministry of Education. Academic supervision is one of the educational axes of the Project, and should develop permanent education processes, guided by the perspective of the teaching-service integration, in the assistance component of the training of the doctors participating in the project. For a better understanding of the supervision process, this analytical and qualitative approach was developed, with semi-structured interviews for Project supervisors. The focus is the understanding and repercussions of the supervision process as a whole, identifying difficulties, potentialities and contributions in the qualification of the medical professional. Among the results, we highlight the importance of the understanding of all involved in the supervision process (supervisors, doctors, their respective teams and managers) about the fact that academic supervision is not a mere supervision, but an instrument of continuous training. The supervisor, as an interlocutor of this process, has the opportunity to provide space for dialogue, exchange of experiences, assistance in creating care protocols and training. The proposal is a review of the academic oversight model of the Mais Médicos Project for Brazil, which may be used in other professional qualification and continuing education projects.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectSupervisão acadêmicapor
dc.subjectAtenção básicapor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectAcademic supervisioneng
dc.subjectBasic attentioneng
dc.subjectPermanent educationeng
dc.titlePrograma Mais Médicos para o Brasil: uma análise sobre experiências de supervisão acadêmicapor
dc.title.alternativeMais Médicos Program for Brazil: an analysis of academic supervision experienceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Geovani Gurgel Aciole da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6146469366214279por
dc.description.resumoA partir da década de 1990, houve um movimento de ampliação do acesso da população brasileira aos cuidados em saúde, principalmente por meio da atenção básica, sendo a Estratégia de Saúde da Família uma proposta adotada pelo governo brasileiro como forma de reorganização do sistema de saúde. Infelizmente, a maioria dos municípios brasileiros encontrou ao longo desse tempo muitas dificuldades na sua implementação, que vão desde a infraestrutura à falta de profissionais, principalmente médicos. Nesse cenário é lançado em 2013 o Programa Mais Médicos no Brasil, como uma proposta para avançar na solução dos problemas da Atenção Primária em Saúde (APS) no SUS, com medidas que intervêm na formação, na estrutura e no provimento de médicos nos serviços de APS. Para acompanhamento desses novos médicos, temos o tutor e o supervisor acadêmico, profissionais médicos indicados pelas Instituições Supervisoras vinculadas ao Ministério da Educação. A supervisão acadêmica é um dos eixos educacionais do Projeto, e deve desenvolver processos de educação permanente, orientados pela perspectiva da integração ensino-serviço, no componente assistencial da formação dos médicos participantes do projeto. Para uma melhor compreensão do processo de supervisão, foi elaborado esse estudo de natureza analítica e abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas para supervisores do Projeto. O foco é o entendimento e repercussões do processo de supervisão como um todo, identificando dificuldades, potencialidades e contribuições na qualificação do profissional médico. Dentre os resultados encontrados destacam-se a importância da compreensão de todos os envolvidos no processo de supervisão (próprios supervisores, médicos, suas respectivas equipes e gestores) sobre o fato da supervisão acadêmica não ser uma mera fiscalização, e sim um instrumento de capacitação contínua. O supervisor, como um interlocutor desse processo, tem a oportunidade de proporcionar espaço de diálogo, troca de experiências, auxílio na criação de protocolos assistenciais e capacitações. A proposta é uma revisão do modelo de supervisão acadêmica do Projeto Mais Médicos para o Brasil, e que poderá ser utilizada em outros projetos de qualificação profissional e educação permanente.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - PPGGCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1363080659909995por


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