dc.contributor.author | Vicente, Vagner Mario | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T18:07:39Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T18:07:39Z | |
dc.date.issued | 2019-09-20 | |
dc.identifier.citation | VICENTE, Vagner Mario. O uso dos jogos e da história da ciência no ensino de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12132. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12132 | |
dc.description.abstract | There are several methodologies that facilitate the teaching of physics. In this work, we
studied the use of the Game and the History of Science as tools for teachers. The product
presented here and its application were developed from Vigotski's theory of learning. The final
material consists in a card game called The Physical World. The game, which can be played by
up to five gamers, was originally created for use by students in the third year of high school. In
this game, the student goes through all phases of physics, enabling a learning of new concepts
and a review of old concepts. The educational product was applied to seven different high
school classes of a public school in Carapicuíba - SP. We obtained good results in the
application classes, with increasing interest in Physics and History of Science. The results are
also demonstrated through evaluations that suggest a evolution in the learning performance
during the process. Thus, this product is an instrument that can be used by the teacher in the
classroom, seeking to promote and stimulate students' learning in a more pleasurable way. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História da Ciência | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Teoria da aprendizagem de Vigotski | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | History of science | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Vigotski's theory of learning | eng |
dc.subject | Physics teaching | eng |
dc.title | O uso dos jogos e da história da ciência no ensino de física | por |
dc.title.alternative | The use of science games and history in physics teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Adriana de Oliveira Delgado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707979913713089 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Filho, Edemar Benedetti | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5963704923612696 | por |
dc.description.resumo | Existem muitas metodologias que facilitam o ensino de Física em sala de aula. Neste
trabalho, propomos o uso do Jogo e da História da Ciência como ferramentas para o professor.
O produto aqui apresentado e sua aplicação foram desenvolvidos a partir da teoria da
aprendizagem de Vigotski. O material consiste em um jogo chamado O Mundo Físico. O jogo,
que pode ser jogado por até cinco pessoas, foi criado principalmente para ser usado com alunos
do terceiro ano do ensino médio. No jogo O Mundo Físico o aluno passa por todas as fases da
Física, possibilitando a aprendizagem de novos conceitos e a revisão de conceitos antigos. O
produto educacional foi aplicado a sete turmas do ensino Médio de uma escola pública de
Carapicuíba – SP. Obtivemos bons resultados nas turmas de aplicação, referente ao aumento no
interesse em Física e História da Ciência, com aumento no número de perguntas. Os resultados
também são demonstrados através de avaliações que sugerem uma evolução no desempenho da
turma durante o processo. Sendo assim, este produto consiste em um instrumento que pode ser
utilizado pelo professor em sala de aula, buscando favorecer e estimular o aprendizado dos
alunos de uma forma mais prazerosa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.description.sponsorshipId | 5681065 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4545251807998014 | por |