Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorVicente, Vagner Mario
dc.date.accessioned2019-12-19T18:07:39Z
dc.date.available2019-12-19T18:07:39Z
dc.date.issued2019-09-20
dc.identifier.citationVICENTE, Vagner Mario. O uso dos jogos e da história da ciência no ensino de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12132.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12132
dc.description.abstractThere are several methodologies that facilitate the teaching of physics. In this work, we studied the use of the Game and the History of Science as tools for teachers. The product presented here and its application were developed from Vigotski's theory of learning. The final material consists in a card game called The Physical World. The game, which can be played by up to five gamers, was originally created for use by students in the third year of high school. In this game, the student goes through all phases of physics, enabling a learning of new concepts and a review of old concepts. The educational product was applied to seven different high school classes of a public school in Carapicuíba - SP. We obtained good results in the application classes, with increasing interest in Physics and History of Science. The results are also demonstrated through evaluations that suggest a evolution in the learning performance during the process. Thus, this product is an instrument that can be used by the teacher in the classroom, seeking to promote and stimulate students' learning in a more pleasurable way.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectJogospor
dc.subjectTeoria da aprendizagem de Vigotskipor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectHistory of scienceeng
dc.subjectGameseng
dc.subjectVigotski's theory of learningeng
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.titleO uso dos jogos e da história da ciência no ensino de físicapor
dc.title.alternativeThe use of science games and history in physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Adriana de Oliveira Delgado
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707979913713089por
dc.contributor.advisor-co1Filho, Edemar Benedetti
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5963704923612696por
dc.description.resumoExistem muitas metodologias que facilitam o ensino de Física em sala de aula. Neste trabalho, propomos o uso do Jogo e da História da Ciência como ferramentas para o professor. O produto aqui apresentado e sua aplicação foram desenvolvidos a partir da teoria da aprendizagem de Vigotski. O material consiste em um jogo chamado O Mundo Físico. O jogo, que pode ser jogado por até cinco pessoas, foi criado principalmente para ser usado com alunos do terceiro ano do ensino médio. No jogo O Mundo Físico o aluno passa por todas as fases da Física, possibilitando a aprendizagem de novos conceitos e a revisão de conceitos antigos. O produto educacional foi aplicado a sete turmas do ensino Médio de uma escola pública de Carapicuíba – SP. Obtivemos bons resultados nas turmas de aplicação, referente ao aumento no interesse em Física e História da Ciência, com aumento no número de perguntas. Os resultados também são demonstrados através de avaliações que sugerem uma evolução no desempenho da turma durante o processo. Sendo assim, este produto consiste em um instrumento que pode ser utilizado pelo professor em sala de aula, buscando favorecer e estimular o aprendizado dos alunos de uma forma mais prazerosa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipId5681065por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4545251807998014por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil