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dc.contributor.authorRamos, Cindy
dc.date.accessioned2020-03-26T16:51:57Z
dc.date.available2020-03-26T16:51:57Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.identifier.citationRAMOS, Cindy. Planejamento da rede de distribuição de medicamentos considerando custos logísticos e de ICMS. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12355.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12355
dc.description.abstractMedicines distribution planning in Brazil involves decisions of logistics network configuration, related to the location of distribution centers (DCs) and product flow among facilities. Medicines distribution planning in Brazil faces some challenges, due to medicines have many different characteristics, concerning to physical attributes (weight and volume), demand patterns and high value-added of the products. Other relevant issue is the Tax on Circulation of Goods and Services (ICMS). This tax depends on the value-added of the products and can significantly affect the distribution network planning. The ICMS is a non-cumulative tax, with rates that vary among states and results in a differentiated tax structure along the supply chain. In this work, we proposed an optimization model to support decisions of DCs location and the customer demand allocation to these DCs. We considered transportation costs, products of different values, interstate and intrastate rates and the matching credit (a tax benefit) offered by some Brazilian States. We used real data from a previous study and analyzed the solutions model to understand the relationships between logistics costs and taxation costs for each region/state. The allocation of lower value-added products depends more on logistics costs, while the allocation of higher value-added products is determine by the tax costs. However, a detailed assessment of the relationship between costs demystifies the advantage of tax benefits, especially for products where unit transport costs are higher than ICMS unit costs.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLocalização de centros de distribuiçãopor
dc.subjectICMSpor
dc.subjectDistribuição Medicamentospor
dc.subjectDistribution center locationpor
dc.subjectICMSpor
dc.subjectMedicines distributionpor
dc.titlePlanejamento da rede de distribuição de medicamentos considerando custos logísticos e de ICMSpor
dc.title.alternativePlanning the medicinal products distribution network considering costs logistics and ICMSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toso, Eli Angela Vitor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6663631731115739por
dc.description.resumoO planejamento da distribuição de medicamentos no Brasil envolve decisões de configuração da rede logística, principalmente decisões sobre a localização de centros de distribuição (CDs) e fluxo de produtos entre plantas, CDs e clientes. Os desafios deste planejamento estão relacionados às características dos produtos, que possuem alta diversidade em relação às características físicas (peso e volume), padrões de demanda e alto valor agregado dos produtos. Uma questão particularmente importante para a distribuição de produtos no Brasil é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Este imposto depende do valor agregado dos produtos e o pode afetar significativamente o planejamento da rede de distribuição. Isto porque trata-se de um imposto não cumulativo, com tarifas que variam por estado e que resulta em uma estrutura diferenciada de tributação ao longo das etapas da cadeia de produção. Neste trabalho foi utilizado um modelo de otimização para o planejamento da abertura de CDs e alocação de clientes a estes CDs, considerando os custos de transporte, produtos de diferentes valores, as alíquotas intraestaduais e interestaduais e o benefício fiscal de crédito presumido, oferecido por alguns estados. O estudo é baseado em dados de um caso real, obtidos em estudo anterior. Os resultados do modelo com este conjunto de dados foram analisados criteriosamente para compreender as relações entre os custos logísticos e os custos de tributação para cada região/estado. Alguns resultados do modelo comportaram-se conforme esperado. Em geral a alocação dos produtos de menor valor agregado e maior peso depende mais dos custos logísticos, enquanto a alocação dos produtos de maior valor agregado e menor peso é mais influenciada pelos custos tributários. No entanto, uma avaliação detalhada da relação entre os custos desmistifica a vantagem dos benefícios fiscais, principalmente para produtos em que os custos unitários de transporte são maiores que os custos unitários de ICMS.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-Sopor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpor
dc.description.sponsorshipId001por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3140066557446256por


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