dc.contributor.author | Ramos, Cindy | |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T16:51:57Z | |
dc.date.available | 2020-03-26T16:51:57Z | |
dc.date.issued | 2019-11-28 | |
dc.identifier.citation | RAMOS, Cindy. Planejamento da rede de distribuição de medicamentos considerando custos logísticos e de ICMS. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12355. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12355 | |
dc.description.abstract | Medicines distribution planning in Brazil involves decisions of logistics network configuration, related to the location of distribution centers (DCs) and product flow among facilities. Medicines distribution planning in Brazil faces some challenges, due to medicines have many different characteristics, concerning to physical attributes (weight and volume), demand patterns and high value-added of the products. Other relevant issue is the Tax on Circulation of Goods and Services (ICMS). This tax depends on the value-added of the products and can significantly affect the distribution network planning. The ICMS is a non-cumulative tax, with rates that vary among states and results in a differentiated tax structure along the supply chain. In this work, we proposed an optimization model to support decisions of DCs location and the customer demand allocation to these DCs. We considered transportation costs, products of different values, interstate and intrastate rates and the matching credit (a tax benefit) offered by some Brazilian States. We used real data from a previous study and analyzed the solutions model to understand the relationships between logistics costs and taxation costs for each region/state. The allocation of lower value-added products depends more on logistics costs, while the allocation of higher value-added products is determine by the tax costs. However, a detailed assessment of the relationship between costs demystifies the advantage of tax benefits, especially for products where unit transport costs are higher than ICMS unit costs. | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Localização de centros de distribuição | por |
dc.subject | ICMS | por |
dc.subject | Distribuição Medicamentos | por |
dc.subject | Distribution center location | por |
dc.subject | ICMS | por |
dc.subject | Medicines distribution | por |
dc.title | Planejamento da rede de distribuição de medicamentos considerando custos logísticos e de ICMS | por |
dc.title.alternative | Planning the medicinal products distribution network considering costs logistics and ICMS | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Toso, Eli Angela Vitor | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6663631731115739 | por |
dc.description.resumo | O planejamento da distribuição de medicamentos no Brasil envolve decisões de configuração da rede logística, principalmente decisões sobre a localização de centros de distribuição (CDs) e fluxo de produtos entre plantas, CDs e clientes. Os desafios deste planejamento estão relacionados às características dos produtos, que possuem alta diversidade em relação às características físicas (peso e volume), padrões de demanda e alto valor agregado dos produtos. Uma questão particularmente importante para a distribuição de produtos no Brasil é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Este imposto depende do valor agregado dos produtos e o pode afetar significativamente o planejamento da rede de distribuição. Isto porque trata-se de um imposto não cumulativo, com tarifas que variam por estado e que resulta em uma estrutura diferenciada de tributação ao longo das etapas da cadeia de produção. Neste trabalho foi utilizado um modelo de otimização para o planejamento da abertura de CDs e alocação de clientes a estes CDs, considerando os custos de transporte, produtos de diferentes valores, as alíquotas intraestaduais e interestaduais e o benefício fiscal de crédito presumido, oferecido por alguns estados. O estudo é baseado em dados de um caso real, obtidos em estudo anterior. Os resultados do modelo com este conjunto de dados foram analisados criteriosamente para compreender as relações entre os custos logísticos e os custos de tributação para cada região/estado. Alguns resultados do modelo comportaram-se conforme esperado. Em geral a alocação dos produtos de menor valor agregado e maior peso depende mais dos custos logísticos, enquanto a alocação dos produtos de maior valor agregado e menor peso é mais influenciada pelos custos tributários. No entanto, uma avaliação detalhada da relação entre os custos desmistifica a vantagem dos benefícios fiscais, principalmente para produtos em que os custos unitários de transporte são maiores que os custos unitários de ICMS. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So | por |
dc.subject.cnpq | ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONAL | por |
dc.description.sponsorshipId | 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3140066557446256 | por |