Show simple item record

dc.contributor.authorRocha, Rubens José da
dc.date.accessioned2020-05-22T02:38:11Z
dc.date.available2020-05-22T02:38:11Z
dc.date.issued2019-08-20
dc.identifier.citationROCHA, Rubens José da. Despersonalização e personificação na obra poética de Fernando Pessoa. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12755.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12755
dc.description.abstractRegarding dramatic depersonalization as a composition procedure which overlaps the traditional concepts of lyrical self and authorship, I chose examine some formal levels of the paradox and contradiction in ortonymic and heteronymic thought in Fernando Pessoa’s work. First, as the depersonalization of the lyrical self, theorized by the poet, appears in the dramatic form of the poem The Sailor delimiting formal stages of writing and composition to be achieved and overcome by heteronyms. Following the path of depersonalization opened by the poem The Sailor, I will try to show how Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos and Fernando Pessoa ortonym bring Pessoa’s depersonalization theory to the last consequences, disfiguring and reconfiguring fragments of reflective notions around the clash between identity of the lyrical self and the non-identity of the dramatic self. The formalization of the gap between them will be dealt with overall by the opposition between Caeiro’s sensible certainty and Campos self-reflective sensation, opposition that constitutes one of the propelling elements of depersonalization in heteronyms. Alberto Caeiro’s sense-certainty engages itself in undoing the ontological self-certainty as the foundation of heteronymic cogito. The idea is that by formalizing the poetic word with the objective experience, the master heteronym claims for himself and his disciples the truth of sense-certainty against the tyranny of representation. Afterwards, I will show how Álvaro de Campos, Fernando Pessoa ortonym and Ricardo Reis, while treading the path of depersonalization opened by the cunning of Alberto Caeiro, condenses fragments of reflective notions of the subject as propelling element of heteronymic depersonalization.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDespersonalizaçãopor
dc.subjectPersonificaçãopor
dc.subjectAutorreflexãopor
dc.subjectHeteronímiapor
dc.subjectAtitude psicológicapor
dc.subjectCogitopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectNão-identidadepor
dc.subjectPlano de composiçãopor
dc.subjectFormapor
dc.subjectSensaçãopor
dc.subjectDepersonalizationeng
dc.subjectPersonificationeng
dc.subjectSelf-reflectioneng
dc.subjectHeteronymeng
dc.subjectPsychological attitudeeng
dc.subjectCogitoeng
dc.subjectSense-certaintyeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectNon-identityeng
dc.subjectPlan compositioneng
dc.subjectFormeng
dc.subjectSensationeng
dc.titleDespersonalização e personificação na obra poética de Fernando Pessoapor
dc.title.alternativeDepersonalization and personification in Fernando Pessoa's poetic workeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Luis Fernandes dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3654785629696808por
dc.description.resumoConsiderando a despersonalização dramática como procedimento de composição que se sobrepõe aos conceitos de eu lírico e de autoria, examinarei alguns níveis formais do paradoxo e da contradição na obra ortônima e heterônima de Fernando Pessoa. Primeiramente, como a despersonalização do eu lírico, teorizada pelo poeta, aparece na forma dramática do poema O Marinheiro, delimitando etapas formais de escrita e composição a ser alcançadas e superadas pelos heterônimos. Trilhando o caminho de despersonalização aberto pelo poema O Marinheiro, tentarei mostrar como Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e Fernando Pessoa ortônimo levam às últimas consequências a teoria pessoana da despersonalização, desfigurando e reconfigurando estilhaços de noções reflexivas em torno ao embate entre a identidade do eu lírico e a não-identidade do eu dramático. A formalização do desnível entre um e outro será tratado sobretudo a partir da oposição entre a certeza sensível de Caeiro e a sensação autorreflexiva de Campos, oposição que constitui um dos elementos propulsores da despersonalização nos heterônimos. A certeza sensível de Alberto Caeiro ocupa-se em desfazer a certeza ontológica de si como fundamento do cogito nos heterônimos. A ideia é que, ao formalizar com a palavra poética a experiência imediata com os objetos, o mestre heterônimo sustenta para si e para os discípulos a verdade da certeza sensível como antídoto contra a tirania da representação. Trilhando o caminho aberto pela astúcia de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos condensa estilhaços de noções reflexivas do sujeito como elemento propulsor da autorreflexão interna às sensações.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFilpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7218111911658511por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil