Show simple item record

dc.contributor.authorFranco, Cassiana Gardini
dc.date.accessioned2020-05-22T21:35:42Z
dc.date.available2020-05-22T21:35:42Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.identifier.citationFRANCO, Cassiana Gardini. O bullying em publicações acadêmicas brasileiras nas bases de dados Scielo e Capes entre 2008-2018. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12788.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12788
dc.description.abstractThis dissertation refers to an investigation developed in the scope of DEFORGES - Group of Studies and Research in School Organization: Democracy, Human Rights and Principals’ development. It was elaborated in order to obtain the title of Master in Education from the Postgraduate Program in Education - UFSCar, in the research line School Education: Theories and Practices, funded by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES. The objective was to understand how Bullying was conceptualized and characterized in Brazilian academic productions from 2008 to 2018. The problem unfolded into two questions: do the results presented in the publications demonstrate that there is an understanding of the concept of Bullying? Is it possible, through the analyzed publications, to understand how Bullying occurs in Brazilian public schools? The methodology was qualitative, exploratory and bibliographic, and the research was developed in two stages. In the first one, through the descriptors school and Bullying, 43 articles were analyzed in journals in the SciELO Brazil database. In the second, a survey was conducted in the CAPES Thesis and Dissertations Catalog, using the descriptor Bullying, in which 623 works were found. After the titles and abstracts exploratory reading of such works, 67 were selected, 54 dissertations and 13 theses, which were considered relevant to answer the research questions. It was possible to understand that Bullying is one of the manifestations of violence in our society and, mainly at schools. Besides, it was evidenced that, to some extent, Bullying has become part of school routines. It was also possible to understand that despite being a widely known problem, there seems to be difficulties in understanding it due to its complexity and pervasiveness.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectEscola pública de educação básicapor
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectPublic school of basic educationeng
dc.subjectBullyingeng
dc.titleO bullying em publicações acadêmicas brasileiras nas bases de dados Scielo e Capes entre 2008-2018por
dc.title.alternativeBullying in brazilian academic publications in the Scielo and Capes databases between 2008-2018eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascente, Renata Maria Moschen
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3742955383665134por
dc.description.resumoEsta dissertação refere-se a uma investigação desenvolvida no âmbito do DEFORGES – Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores, para obtenção do título de Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação - UFSCar, na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Teorias e Práticas, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O objetivo foi compreender como Bullying é conceituado e caracterizado em produções acadêmicas brasileiras de 2008 a 2018. O problema se desdobrou em duas questões: os resultados apresentados nas publicações demonstram que há compreensão do conceito de Bullying? É possível, por meio das publicações analisadas, compreender como ocorre o Bullying em escolas públicas brasileiras? A metodologia foi qualitativa, exploratória e bibliográfica, tendo a pesquisa sido desenvolvida em duas etapas. Na primeira, por meio dos descritores escola e Bullying, foram analisados 43 artigos em periódicos da base de dados SciELO. Na segunda, foi realizado um levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando o descritor Bullying, no qual foram encontrados 623 trabalhos. Tendo sido realizada a leitura exploratória dos títulos e resumos, foram selecionados 67 resumos de 54 dissertações e de 13 teses, que foram considerados pertinentes para que fosse possível responder às questões de pesquisa. Foi possível entender que o Bullying é uma das manifestações da violência vigente em nossa sociedade e, sobretudo, nas escolas, e, em alguma medida, entender como ele tem se tornado parte do cotidiano escolar. Foi possível ainda entender que apesar de ser um termo bastante difundido, parece haver dificuldades na compreensão desse problema em função de sua complexidade e pervasividade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1553669458645092por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil