Show simple item record

dc.contributor.authorFernandes, Amanda Augusta
dc.date.accessioned2020-06-24T14:26:33Z
dc.date.available2020-06-24T14:26:33Z
dc.date.issued2020-06-18
dc.identifier.citationFERNANDES, Amanda Augusta. Classificação etnopedológica dos solos e relação com a capacidade de uso das terras agrícolas no município de Campina do Monte Alegre - SP. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de São Carlos, Lagoa do Sino, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12962.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12962
dc.description.abstractIntegrating empirical and scientific knowledge on the soil enables the construction of a more comprehensive thought, since both local and scientific knowledge are complementary. Thus, this research aimed to identify and qualify the empirical knowledge of farmers in the municipality of Campina do Monte Alegre-SP on the classification and agricultural use of soils and to relate it to the Brazilian Soil Classification System and to the classification of land use capacity. In order to carry out the ethnopedological research, 20 agricultural areas were sampled and 17 farmers interviewed. The methodology consisted of the following steps: 1) preparation of the semi-structured script and conducting the interviews; 2) sampling and morphological description of the soils; 3) systematization and content analysis of the interviews; 4) elaboration of maps. It was found that the main ethnopedological attributes used by farmers were color, texture, consistency, fertility, acidity, organic matter and indicator plants. For the formal classification, the Brazilian Soils Classification System was used as a reference. Five ethnopedological classes and their respective soil classes were raised “Terra Vermelha or Campo” (Ferralsols and Lixisols); “Terra Roxa” (Nitisols); “Terra Branca” (Plinthsols and Gleysols); “Terra de Areia” (Lixisols, Acrisols or Alisols) and the ethnopedological class “Terra de Cultura” (Chernozems). The ethnopedological classes “Terra Vermelha or Campo” and “Terra Roxa” prodominated in the agricultural areas visited, they were classified by classes and subclasses II e,s and III e,s of land use capacity, according to the manual for utility surveying and land classification in the use capacity system.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEtnopedologiapor
dc.subjectSistema brasileiro de classificação do solopor
dc.subjectClassificação de terras agrícolaspor
dc.subjectEthnopedologyeng
dc.subjectBrazilian soil classification systemeng
dc.subjectAgricultural land classificationeng
dc.titleClassificação etnopedológica dos solos e relação com a capacidade de uso das terras agrícolas no município de Campina do Monte Alegre - SPpor
dc.title.alternativeEthnopedological classification of soils and relationship with capacity to use agricultural land in the municipality of Campina de Monte Alegre - SPeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Vilela, Laíze Aparecida Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8984427782760103por
dc.description.resumoIntegrar os conhecimentos empírico e científico sobre o solo possibilita a construção de um pensamento mais abrangente, visto que tanto os conhecimentos locais quanto os científicos são complementares. Desta forma, esta pesquisa objetivou identificar e qualificar o conhecimento empírico dos agricultores do município de Campina do Monte Alegre-SP sobre a classificação e uso agrícola dos solos e relacioná-lo ao Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS) e à classificação da capacidade de uso das terras. A fim de realizar a pesquisa etnopedológica, 20 áreas agrícolas foram amostradas e 17 agricultores entrevistados. A metodologia consistiu nas seguintes etapas: 1) elaboração do roteiro semiestruturado e realização das entrevistas; 2) amostragem e descrição morfológica dos solos; 3) sistematização e análise de conteúdo das entrevistas; 4) elaboração de mapas. Averiguou-se que os principais atributos etnopedológicos utilizados pelos agricultores foram: cor, textura, consistência, fertilidade, acidez, matéria orgânica e plantas indicadoras. Para a classificação formal utilizou-se como referência o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Foram levantadas cinco classes etnopedológicas, e suas respectivas classes de solo, sendo elas: “Terra Vermelha ou de Campo” (Latossolo Vermelho e Argissolo Vermelho); “Terra Roxa” (Nitossolo Vermelho); “Terra Branca” (Plintossolo Argilúvico e Gleissolo Melânico; “Terra de Areia” (Argissolo Bruno-Acinzentado) e a classe etnopedológica “Terra de Cultura” (Chernossolo Ebânico). As classes etnopedológicas “Terra Vermelha ou de Campo” e “Terra Roxa” predominam nas áreas agrícolas visitadas, foram classificadas pelas classes e subclasses II e,s e III e,s de capacidade de uso da terra, conforme o manual para levantamento utilitário e classificação de terras no sistema de capacidade de uso.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO::GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICACAO DOS SOLOSpor
dc.publisher.addressCâmpus Lagoa do Sinopor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7253432884344960por
dc.publisher.courseEngenharia Ambiental - EAm-LSpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil