Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFormes, Robson Nicio
dc.date.accessioned2020-07-09T02:02:02Z
dc.date.available2020-07-09T02:02:02Z
dc.date.issued2017-07-21
dc.identifier.citationFORMES, Robson Nicio. O papel da música na educação infantil: um estudo bibliográfico voltado à formação de pedagogos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13025.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13025
dc.description.abstractMusic is present in the human being's life from the mother's womb due to the baby's perception of external sounds, which create a sound universe during pregnancy that makes him a listener and an apprentice. Since then, hearing and affective familiarities have been created through music. While expressing language, music also generates sensations, learnings and builds memories. The presence of music in teaching practice in the Early Childhood period allows the child to have more possibilities for expression and learning in different aspects of her/his process of discovering the world and herself/himself. Based on this premise, the work investigated the importance of working with music in the segments of Early Childhood Education. This is a research has a qualitative approach and bibliographic character, having searched for sources of information in articles, books, dissertations, theses and carried out an analysis, comparing its contents, comparing results and reaching broader understandings on the theme.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectMúsica na pedagogiapor
dc.subjectMusic in pedagogyeng
dc.titleO papel da música na educação infantil: um estudo bibliográfico voltado à formação de pedagogospor
dc.title.alternativeThe role of music in early childhood education: a bibliographical study focused on the education of pedagogueseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoA música está presente na vida do ser humano desde o ventre materno devido à percepção que o bebê tem dos sons externos, os quais criam um universo sonoro na gestação que fazem dele ouvinte e aprendiz. Desde então, são criadas familiaridades auditivas e afetivas por meio das músicas. Ao mesmo tempo em que é linguagem expressiva, a música gera sensações, aprendizados e constrói memórias. A presença da música na prática docente no período da Educação Infantil possibilita à criança ter mais possibilidades de expressão e aprendizagens em diversos aspectos do seu processo de descoberta do mundo e de si mesma. Com base nessa premissa, o trabalho investigou qual é a importância de se trabalhar com música nos segmentos da Educação Infantil. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter bibliográfico, tendo buscado fontes de informação em artigos, livros, dissertações, teses e realizado uma análise, comparando seus conteúdos, confrontando resultados e chegando a compreensões mais ampliadas sobre o tema.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6281111399814163por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil