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dc.contributor.authorFerreira, Antonio Cappelletti
dc.date.accessioned2020-07-20T10:45:11Z
dc.date.available2020-07-20T10:45:11Z
dc.date.issued2019-06-03
dc.identifier.citationFERREIRA, Antonio Cappelletti. Refill friction stir spot welding: investigation of the similar and dissimilar welding of AA5754-H22 and AA6061-T6 sheets. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13057.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13057
dc.description.abstractThe automotive industry is shifting to a new paradigm of material utilization in vehicles. Different parts of the car structural body are increasingly being made of materials selected to have a customized performance according to its position in the car. For that reason, materials are welded in similar and dissimilar combinations beyond the capabilities of traditional welding methods. Refill Friction Stir Spot Welding (RFSSW) is an emerging technology able to weld similar and dissimilar combination of materials in a consistent manner and delivering the quality requirements for car industry. The present research work focused on the RFSSW of similar AA5754-AA5754 and dissimilar AA5754- AA6061, which commonly occur in formed sheets of car door panels. The investigation of internal defects, mechanical properties, metallurgy and material flow were the main objectives of this work. Design of Experiments, Response Surface Methodology and Analysis of Variance were the statistical tools to investigate the window of process parameters where welds were optimized and to find parameter combinations where defects could possibly be present. Mechanical testing was performed with Lap-Shear Strength tests and microhardness measurements. Microstructural analysis was performed with polarized light microscopy. Material flow was analyzed with Stop-Action technique. Statistical analysis revealed a very linear model for the similar combination depending mostly of the individual contribution of parameters, specially Plunge Depth. For dissimilar welding, the model is more dependent on the square and two-way contributions. It was identified internal pores and lack of filling defects that explained the poor performance for certain combinations of parameters.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoengeng
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSoldagem por fricção a ponto com preenchimentopor
dc.subjectAA5754por
dc.subjectAA6061por
dc.subjectMetodologia de Superfície de Respostapor
dc.subjectDefeitospor
dc.subjectMetalurgiapor
dc.subjectPropriedades mecânicaspor
dc.subjectRefill friction stir spot weldingeng
dc.subjectResponse Surface Methodologyeng
dc.subjectDefectseng
dc.subjectMetallurgyeng
dc.subjectMechanical Propertieseng
dc.titleRefill friction stir spot welding: investigation of the similar and dissimilar welding of AA5754-H22 and AA6061-T6 sheetseng
dc.title.alternativeSoldagem a ponto por fricção e mistura: investigação da soldagem similar e dissimilar de chapas de AA5754-H22 e AA6061-T6por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Alcântara, Nelson Guedes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3123107570992184por
dc.contributor.advisor-co1Campanelli, Leonardo Contri
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8983259236829248por
dc.description.resumoA indústria automotiva está mudando para um novo paradigma de utilização de materiais em que partes do chassi são fabricadas em materiais cada vez mais selecionados para terem um desempenho sob medida para sua posição no carro. Assim, materiais são soldados em combinações similares e dissimilares, tornando difícil a utilização de métodos convencionais de soldagem. A soldagem por fricção a ponto com preenchimento (RFSSW) é uma tecnologia emergente de processo capaz de soldar combinações similares e dissimilares de uma maneira consistente e fornecer os requisitos de qualidade para a indústria automobilística. O presente trabalho de pesquisa focou na solda similar AA5754-AA5754 e dissimilar AA5754-AA6061, combinações que comumente ocorrem em chapas conformadas nos painéis das portas do carro. A investigação de defeitos internos, propriedades mecânicas, metalurgia e fluxo de materiais foram os principais objetivos deste trabalho. Planejamento de Experimentos, Metodologia de Superfície de Resposta e Análise de Variância foram as ferramentas estatísticas utilizadas para investigar a janela de parâmetros do processo em que as soldas foram otimizadas e para encontrar combinações de parâmetros onde defeitos pudessem estar presentes. O teste mecânico foi realizado com testes de resistência ao cisalhamento e medidas de microdureza. A análise microestrutural foi realizada com microscopia de luz polarizada. O fluxo de material foi analisado com a técnica Stop-Action. A análise estatística revelou um modelo linear para a combinação similar, dependendo principalmente da contribuição individual dos parâmetros, especialmente da profundidade de penetração da ferramenta. Para a soldagem dissimilar, o modelo é mais dependente das contribuições quadráticas e interações bidirecionais. Identificaram-se poros internos e defeitos de falta de enchimento que explicavam o baixo desempenho de certas combinações de parâmetros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEMpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA DE TRANSFORMACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 134522/2017-6por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1837484180156680por


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