Show simple item record

dc.contributor.authorBarros, Bruno Arena
dc.date.accessioned2020-07-29T11:42:28Z
dc.date.available2020-07-29T11:42:28Z
dc.date.issued2020-03-16
dc.identifier.citationBARROS, Bruno Arena. Aprendizagem Baseada em Problemas: um roteiro para o ensino de termodinâmica na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13093.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13093
dc.description.abstractIn this paper we have aimed to develop and apply an educational product taking the Problem-Based Learning (PBL) methodology as base for teaching Physics in Basic Education. Considering one of the variations of the method, known as Partial PBL, we have developed a module composed of two problems for teaching the First Law of Thermodynamics that was applied in three classes of Sophomore year at a public High School in the interior of São Paulo state. In addition to the theoretical references of PBL we rely on the Vigotskian theory to explain Teaching-Learning process, specifically in the social interactions through which the construction of concepts happens. We have described the problem development process, its application and the learning perception by both students and teacher. As a result, their narratives allow us to infer that the product was well received by students, occurring a change in interactions between teacher and students as well as partial appropriation by students of the physical concepts explored in the product. Our experience corroborates the references consulted about the difficulties of applying the PBL method in regular schools, so we consider that the applicability of this educational product, although possible in any school model, can be more useful in full-time schools.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessor tutorpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectTermodinâmicapor
dc.subjectVigotskipor
dc.subjectPBLpor
dc.subjectTutorpor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectThermodynamicseng
dc.subjectVygotskyeng
dc.titleAprendizagem Baseada em Problemas: um roteiro para o ensino de termodinâmica na educação básicapor
dc.title.alternativeProblem-Based Learning: a guide to teaching thermodynamics in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gebara, Maria José Fontana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6585493065968961por
dc.description.resumoNeste trabalho, tivemos por objetivo elaborar e aplicar um produto educacional baseado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - Problem-based learning) para o Ensino de Física na Educação Básica. A partir de uma das variações do método, conhecida como PBL Parcial, desenvolvemos um módulo composto por dois problemas para o ensino da Primeira lei da Termodinâmica, que foi aplicado em três turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública regular do interior do estado de São Paulo. Além dos referencias teóricos da PBL, apoiamo-nos na teoria vigotiskiana para o processo de ensino aprendizagem, especificamente nas interações sociais por meio das quais ocorrem a construção de conceitos. Descrevemos o processo de desenvolvimento dos problemas e relatamos a sua aplicação e a percepção da aprendizagem por parte dos alunos e do professor. Os relatos nos permitem inferir que o produto foi bem aceito pelos alunos, que houve mudança nas interações entre professor e aluno e apropriação parcial, por parte dos alunos, dos conceitos físicos explorados no produto. Nossa experiência corrobora com as referências consultadas sobre as dificuldades de se aplicar o método PBL em escolas regulares, por isso consideramos que a aplicabilidade desse produto educacional, embora possível em qualquer modelo de escola, possa ser mais proveitosa em escolas de tempo integralpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipId5681066por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0231636153350280por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil