dc.contributor.author | Roncato, Graziele de Aguiar | |
dc.date.accessioned | 2020-08-06T17:33:26Z | |
dc.date.available | 2020-08-06T17:33:26Z | |
dc.date.issued | 2020-02-17 | |
dc.identifier.citation | RONCATO, Graziele de Aguiar. Aquisição de comportamentos simbólicos por bebês. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13128. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13128 | |
dc.description.abstract | Behavior Analysis as behavioral study language and classification like behavior processes according to the Stimulus Control area. However, the mode and prerequisites for symbolic responses are not fully established. Hence, the importance of studying babies who are starting to learn the verbal repertoire and have a short history of reinforcement. Thus, this work aim to investigate language acquisition by young children, more specifically, to observe contingencies Response – Consequence, with the management of consequences given to children's vocalizations and to investigate the handling of antecedent stimuli for purchase a verbal / symbolic response. We propose three studies. The first study investigated the effect that imitation and directed speech on the frequency of babies' vocalizations. Ten babies aged up to 13 months participated in the study and the collection took place in six sessions, three with conditions of imitation of the adult to the baby's vocalizations and three with conditions of speech directed from the adult to the baby's vocalizations. As a result, both contingent conditions (imitation and speech) function as reinforcers for babies' vocalizations. The second study investigated, through a systematic review, the procedures and results of the last 30 years of research on the establishment of equivalent stimulus classes in babies up to 36 months. As a result, we found15 articles; in 14, there were reports of emergence of stimulus classes. Finally, the third study investigated the acquisition of equivalent stimulus classes by babies up to 24 months. For this purpose, a procedure was proposed with auditory-visual baseline teaching (AB and AC) and naming, transitivity (BC), equivalence (CB) tests and to verify whether the specific consequence would be part of the class. Three of five participants had performance that indicates emergence of classes; one of them did not name the visual stimuli. Two participants did not show class emergence, even one naming the stimuli. The results suggest that the contingent responses from verbal community, with different responses topographies, acts as a reinforcer to increase the frequency of children's vocal responses, prerequisites for future verbal behaviors; and babies up to 24 months of age are able to emit responses symbolic, even without naming. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Crianças pequenas | por |
dc.subject | Comportamento verbal | por |
dc.subject | Classes de estímulos equivalentes | por |
dc.subject | Young children | eng |
dc.subject | Verbal behavior | eng |
dc.subject | Stimulus equivalence classes | eng |
dc.title | Aquisição de comportamentos simbólicos por bebês | por |
dc.title.alternative | Symbolic behavior acquisition by babies | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Gil, Maria Stella Coutinho de Alcântara | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673770301699940 | por |
dc.description.resumo | Os pré-requisitos para o estabelecimento de um repertório de respostas simbólicas não estão totalmente estabelecidos. Daí a importância do estudo com bebês que estão iniciando a aprendizagem do repertório verbal e tem curta história de reforçamento. Com isso, o objetivo deste trabalho foi investigar a aquisição da linguagem por crianças pequenas, mais especificamente: observar as contingências Resposta – Consequência, com o manejo de consequências dadas a vocalizações infantis e investigar o manejo de estímulos antecedentes que são condição para uma resposta verbal/simbólica ser adquirida. Foram propostos três estudos. No primeiro estudo investigou-se o efeito que imitação e falas dirigidas sobre a frequência de vocalizações de bebês. Participaram 10 bebês com até 13 meses e a coleta se deu em seis sessões, sendo três com condições de Imitação do adulto às vocalizações do bebê e três com condições de fala dirigida do adulto às vocalizações do bebê. Como resultados, observou-se que ambas as condições (imitação e fala) contingentes funcionam como reforçadores para vocalizações de bebês. No segundo estudo investigaram-se os procedimentos e resultados dos últimos 30 anos de pesquisa sobre o estabelecimento de classes de estímulos em bebês até 36 meses com a realização uma revisão sistemática da literatura. Como resultados foram encontrados 15 artigos; em 14 houve relatos de emergência de classes de estímulos. Por fim, o terceiro no estudo investigou-se a aquisição de classes de estímulos equivalentes por bebês até 24 meses. Para tal foi proposto um procedimento com ensino de linha de base auditivo-visual (AB e AC) e testes de nomeação, transitividade (BC), equivalência (CB) e para verificar se a consequência específica faria parte da classe. Dos cinco participantes, três tiveram desempenho que indicam emergência de classes, destes, um não nomeou os estímulos visuais. Dois participantes não evidenciaram emergência de classes, mesmo um deles nomeando os estímulos. Os resultados sugerem que respostas contingentes da comunidade verbal, atuando com diferentes topografias, funcionam como reforçadores para o aumento da frequência de respostas vocais infantis, pré-requisitos para futuros comportamentos verbais, e que bebês de até 24 meses de idade são capazes de emitir respostas simbólicas, ainda que sem nomeação. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS COGNITIVOS E ATENCIONAIS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 1342694 | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5474561962677267 | por |