Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCorrêa, Gustavo Felipe Mendes
dc.contributor.authorZalla, Giovanna Dias
dc.date.accessioned2020-08-12T14:04:00Z
dc.date.available2020-08-12T14:04:00Z
dc.date.issued2020-06-26
dc.identifier.citationCORRÊA, Gustavo Felipe Mendes; ZALLA, Giovanna Dias. Análise do processo de transformação digital de uma empresa de manufatura localizada no Brasil: estudo de caso único. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13146.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13146
dc.description.abstractThe advancement of new digital technologies has driven organizations to adapt their strategies and businesses. In this scenario, the present study aimed to verify how a company located in Brazil has adapted its business to the process of digital transformation. To this end, a qualitative research approach was used, and a case study was conducted with a large manufacturing company. The data were collected through interviews, documents, and direct observation. The data analysis allowed to verify: (a) a clear need for transition and changes for industry 4.0 due to the market demand; (b) evidence of the implementation and adoption of technologies such as internet of things, cloud computing, artificial intelligence, and data mining; (c) practices and changes in the organizational environment resulting from digital transformation, such as the creation of new areas dedicated to digital transformation, stimulating innovation and open communication, holding workshops, events, training, collaboration with external partners and benchmarking; and (d), finally, the existence of barriers as financial, knowledge of technologies, support from leadership and organizational culture. At this point, it was found that the necessary change for digital transformation in companies goes far beyond technological issues or new work tools. The basis for transforming processes, actions, and operating mode is mainly in the mindset of employees and leadership. This work brings theoretical contributions, by approaching a topic that is still little explored in the Brazilian context and adding evidence to the literature, and managerial ones for providing insights and clarifying practices to managers.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndústria 4.0por
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectTransformação digitalpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.subjectPaís emergentepor
dc.subjectIndustry 4.0por
dc.subjectDigital technologiespor
dc.subjectDigital transformationpor
dc.subjectCase studypor
dc.subjectEmergent countrypor
dc.titleAnálise do processo de transformação digital de uma empresa de manufatura localizada no Brasil: estudo de caso únicopor
dc.title.alternativeAnalysis of the process of digital transformation in a manufacturing company located in Brazil: a single case studypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Fiorini, Paula de Camargo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321834215728086por
dc.description.resumoO avanço das novas tecnologias digitais tem impulsionado as organizações a adequarem suas estratégias e negócios. Nesse cenário, o presente estudo objetivou verificar como uma empresa localizada no Brasil tem adaptado seus negócios ao processo de transformação digital. Para tanto, foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa e conduzido um estudo de caso com uma empresa de manufatura de grande porte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, documentos e observação direta. A análise dos dados permitiu verificar: (a) uma necessidade clara de transição e mudanças para a indústria 4.0 devido à tendência de mercado; (b) evidências da implementação e adoção de tecnologias como internet das coisas, computação em nuvem, inteligência artificial e data mining; (c) práticas e mudanças no ambiente organizacional decorrentes da transformação digital tais como a criação de novas áreas dedicadas à transformação digital, estímulo à inovação e comunicação aberta, realização de workshops, eventos e treinamentos, colaboração com parceiros externos e benchmarking; e (d), por fim, a existência de barreiras financeiras, de conhecimento das tecnologias, apoio da liderança e cultura organizacional. Nesse ponto, constatou-se que a mudança necessária para a transformação digital nas empresas, vai muito além das questões tecnológicas ou novas ferramentas de trabalho. A base para transformar os processos, as ações e o modo operante está, principalmente, no mindset dos colaboradores e liderança. Este trabalho traz contribuições teóricas, por abordar um tópico ainda pouco explorado no contexto brasileiro e adicionar evidências à literatura, e gerenciais por fornecer insights e esclarecer práticas aos gestores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0336183816624058por
dc.publisher.courseAdministração - Adm-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil