Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Everton Bezerra de
dc.date.accessioned2020-08-12T16:47:52Z
dc.date.available2020-08-12T16:47:52Z
dc.date.issued2020-06-02
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Everton Bezerra de. A epistemologia de Ludwik Fleck aplicada á educação: a escola e seu papel na perspectivados atores do processo de ensino/aprendizagem. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13147.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13147
dc.description.abstractThe present work is a synthesis of the analysis of bibliographic material, qualitative research and reflection in the light of the critical pedagogy of discourse and educational practice in two public schools of basic education in the city of Sorocaba, SP. It aims to present the important contributions of the Polish physician and philosopher Ludwik Fleck (1896: 2010) through the systematic application of some of the epistemological assumptions he structured in the work Genesis and Development of a Scientific Fact (1935) and inaugurating the Sociology of Science. It also seeks to contribute to the understanding of the contradictions of the school space that affect the routine of teaching work and, consequently, the teaching / learning process, having as a central reference the prepositives of Paulo Freire who in several works defends and presents Education as a social and collective character. The collection method and the analysis of the results are based on qualitative research, focusing on school culture seeking to verify the existence of collectives and styles of thought, the interaction of ideas between esoteric and exoteric circles and from this analysis understand the perception of teachers and students on the social role of the school in the pedagogical dimension. Therefore, it was concluded that the present work contributes to the personal development of the author in his speech, his professional and pedagogical practice, of the academic community by appropriating the ideas and concepts shared here, as well as of the entire school community (teaching students and others actors in the educational process).por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLudwik Fleckpor
dc.subjectEducação Freireanapor
dc.titleA epistemologia de Ludwik Fleck aplicada á educação: a escola e seu papel na perspectivados atores do processo de ensino/aprendizagempor
dc.title.alternativeLudwik Feck's epistemology applied to education: the school and its role in the perspective of actors in the teaching / learning processpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma síntese da análise de material bibliográfico, pesquisas qualitativas e a reflexão sob a luz da pedagogia crítica do discurso e da prática educacional em duas escolas públicas de educação básica localizadas na região periférica da cidade de Sorocaba, SP. Tem como objetivo apresentar as importantes contribuições do médico e filósofo polonês Ludwik Fleck (1896:1961) através da aplicação sistemática de alguns dos pressupostos epistemológicos por ele estruturados na obra Gênese e Desenvolvimento de Um Fato Científico (1935) e inaugurando a Sociologia da Ciência. Busca também contribuir no entendimento das contradições do espaço escolar que afetam a rotina do trabalho docente e por consequência o processo de ensino/aprendizagem tendo como referencial central as prepositivas de Paulo Freire que em diversas obras defende e apresenta a Educação como bem social e de caráter coletivo. O método de coleta e a análise dos resultados fundamentam-se na pesquisa qualitativa, com foco na cultura escolar buscando verificar a existência de coletivos e estilos de pensamento, a interação das ideias entre os círculos esotéricos e exotéricos e a partir dessa análise compreender a percepção de docentes e discentes sobre o papel social da escola na dimensão pedagógica. Diante disso, concluiu-se que o presente trabalho contribui com o desenvolvimento pessoal do autor em seu discurso sua prática profissional e pedagógica, da comunidade acadêmica ao se apropriar das ideias e conceitos aqui compartilhados, bem como de toda comunidade escolar (discentes docentes e demais atores do processo educativo).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7958553463104763por
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7958553463104763por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil