Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSalim, Fabiana
dc.date.accessioned2020-08-14T17:43:37Z
dc.date.available2020-08-14T17:43:37Z
dc.date.issued2020-08-05
dc.identifier.citationSALIM, Fabiana. Uma análise histórica dos indicadores de gestão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13158.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13158
dc.description.abstractThe Managerial Public Administration or New Public Management, has approached the principles of efficiency, effectiveness and effectiveness to achieve management results as an offer to society. In public education, these principles have also been placed on the agenda, in order to demonstrate the efficient application of public resources, as well as the implementation of public policies for social and professional inclusion. Performance indicators are a management tool to compare the results achieved with the established goals. The Federal Network for Professional, Scientific and Technological Education, responsible for the Federal Institutes of Education, Science and Technology, is charged with demonstrating efficiency in management, through 12 performance indicators, set out in a TCU Judgment, which must be included in the reports of management of Federal Institutes. The objective of this work was to analyze how the behavior of the proposed indicators took place, in a historical perspective, understanding the temporal evolution of the years 2012 to 2018, when the data started to be systematized, at national and regional level, and to verify whether the indicators are correlated. As a result of the research and analyzes carried out, it was found that part of the indicators have shown satisfactory results and shown efficiency in the application of educational policies at Federal Institutes. Other indicators showed results that did not a statement about their efficiency and effectiveness, demonstrating the need to review and reassess the set of indicators, their calculation method and the analysis of the results, so that in fact the results obtained can be used as management tools and not simply to fulfill a requirement of the control bodies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNova gestão públicapor
dc.subjectIndicadores de desempenhopor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectNew public managementeng
dc.subjectPerformance indicatorseng
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectFederal Instituteseng
dc.titleUma análise histórica dos indicadores de gestão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapor
dc.title.alternativeA historical analysis of the management Indicators of the Federal Institutes of Education, Science and Technologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lizarelli, Fabiane Letícia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4525431419326559por
dc.description.resumoA Administração Pública Gerencial ou Nova Gestão Pública tem abordado como pilares os princípios de eficiência, eficácia e efetividade para alcance de resultados de gestão como oferta para a sociedade. Na educação pública, esses princípios também têm sido colocados em pauta, com o intuito de demonstrar a aplicação eficiente dos recursos públicos, bem como a execução de políticas públicas de inclusão social e profissional. Os indicadores de desempenho são uma ferramenta de gestão para comparar os resultados alcançados com as metas estabelecidas. A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, responsável pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, está incumbida de demonstrar eficiência na gestão, por meio de 12 indicadores de desempenho, fixados num Acórdão do TCU, que devem constar nos relatórios de gestão dos Institutos Federais. O objetivo deste trabalho foi analisar como se deu o comportamento dos indicadores propostos, numa perspectiva histórica, entendendo a evolução temporal dos anos de 2012 a 2018, quando os dados passaram a ser sistematizados, em âmbito nacional e regional, e verificar se os indicadores estão correlacionados. Como resultado da pesquisa e das análises realizadas, ficou constatado que parte dos indicadores têm apresentado resultados satisfatórios e mostrado eficiência na aplicação de políticas educacionais nos Institutos Federais. Outros indicadores apresentaram resultados que não permitiram uma afirmação acerca de sua eficiência e eficácia, demonstrando a necessidade de rever e reavaliar o conjunto dos indicadores, sua forma de cálculo e as análises dos resultados, para que de fato os resultados aferidos possam ser utilizados como ferramentas de gestão e não simplesmente para o cumprimento de uma exigência dos órgãos de controle.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::POLITICA E PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAISpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7699426339290191por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil