dc.contributor.author | Pinheiro, Marcela Eliane | |
dc.date.accessioned | 2020-08-19T22:03:45Z | |
dc.date.available | 2020-08-19T22:03:45Z | |
dc.date.issued | 2020-06-24 | |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Marcela Eliane. Lógica matemática no cotidiano escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13172. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13172 | |
dc.description.abstract | Logic and mathematics occupy important positions today, as they are part of our daily lives. Presenting the relevance of these two important themes is the main objective of this work, which addresses the concepts involved with the themes and deals with aspects related to the difficulties and patterns of the application of mathematical logic in daily school life; more specifically, the work aims to provide logic learning for students in the Mathematics subject in elementary school. The paper describes the research that was applied with the students of a school in the peripheral region of the city of São Carlos, a inland city in the state of São Paulo, involving mainly logic issues that were part of the Brazilian Public Schools Mathematics Olympiad. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lógica | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | OBMEP | por |
dc.subject | Logic | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Lógica matemática no cotidiano escolar | por |
dc.title.alternative | Mathematical logic in everyday school life | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Grazielle Feliciani | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5368292206467565 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Malagutti, Pedro Luiz Aparecido | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5462523657624050 | por |
dc.description.resumo | A Lógica e a Matemática ocupam posições importantes nos dias atuais, uma vez que fazem parte de nosso cotidiano. Apresentar a relevância desses dois importantes temas é o objetivo principal desse trabalho, o qual aborda os conceitos envolvidos com os temas e trata dos aspectos relacionados às dificuldades e padrões da aplicação da lógica matemática no cotidiano escolar; mais especificamente, o trabalho almeja proporcionar a aprendizagem de lógica para alunos da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. O trabalho descreve a pesquisa que foi aplicada com os alunos de uma escola da região periférica da cidade de São Carlos, no interior do estado de São Paulo, envolvendo principalmente questões de lógica que fizeram parte da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 1178448 | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 5512023 | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0928708621123753 | por |