dc.contributor.author | Faustino, Heitor Henrique | |
dc.date.accessioned | 2020-09-03T20:15:30Z | |
dc.date.available | 2020-09-03T20:15:30Z | |
dc.date.issued | 2020-06-23 | |
dc.identifier.citation | FAUSTINO, Heitor Henrique. Estágios supervisionados no curso de pedagogia e precariedade subjetiva no trabalho docente: tecendo relações e revisando as produções acadêmicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13212. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13212 | |
dc.description.abstract | The supervised internship is an important moment in the teacher education process, especially in Pedagogy courses, being felt and meanings attributed to it and also varied to the conceptual concepts that define it. This fact shows not only the complexity of this formative moment, but also denounces the importance of constantly thinking about teacher training in the face of the scenario imposed by the capitalist logic of production, among the aspects that make up this scenario we highlight the process of subjective precariousness. Bringing the internship in the light of this broader context in the time and space of teacher training, we seek to carry out a bibliographic research in the “Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations”, seeking to answer the following question: the theses and dissertations it has as its object of study Does the supervised internship in the pedagogy course place the precarious conditions as one of the factors of analysis as one of the factors that compose and condition the initial teacher training process? The results point to a tendency to understand the internship as a training space for work, but they do not analyze the perspective of training through work, and although some researches arrive as one of their results in the objective conditions that hinder the performance of internships, precariousness is not the focus of analysis, therefore, no work was found that carried out the relationship between internship in the pedagogy course and subjective precariousness. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Supervised internship | eng |
dc.subject | Pedagogy | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.title | Estágios supervisionados no curso de pedagogia e precariedade subjetiva no trabalho docente: tecendo relações e revisando as produções acadêmicas | por |
dc.title.alternative | Supervised internship in the pedagogy course and subjective precariousness in teaching: weaving relationships and reviewing academic productions | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Luciana Cristina Salvatti | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2688318704089723 | por |
dc.description.resumo | O estágio supervisionado é um momento importante do processo de formação docente, em especial, dos cursos de Pedagogia, sendo sentidos e significados a ele atribuídos e igualmente variadas às concepções conceituais que o definem. Este fato evidencia não só a complexidade deste período do processo formativo, mas também nos mostra a importância de se pensar constantemente a formação de professores diante do cenário da lógica capitalista de produção, entre os aspectos que compõe este cenário destacamos o processo de precarização subjetiva. Trazendo o estágio à luz desse contexto mais amplo no tempo e espaço da formação de professores, buscamos realizar uma pesquisa bibliográfica na “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações”, procurando responder a seguinte questão: as teses e dissertações que tem como objeto de estudo o estágio supervisionado no curso de pedagogia colocam como um dos seus focos de análise as condições de precariedade subjetiva como um dos fatores que compõe e condiciona o processo de formação inicial docente? Os resultados apontam uma tendência em se compreender o estágio como um espaço de formação para o trabalho, mas não analisam a perspectiva da formação pelo trabalho, e apesar de algumas pesquisas chegarem como um de seus resultados nas condições objetivas que dificultam a realização dos estágios, a precariedade não é foco de análise, dessa forma, não foi encontrado nenhum trabalho que realizasse a relação entre estágio no curso de pedagogia e precariedade subjetiva. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4841580715956986 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |