Show simple item record

dc.contributor.authorFaustino, Heitor Henrique
dc.date.accessioned2020-09-03T20:15:30Z
dc.date.available2020-09-03T20:15:30Z
dc.date.issued2020-06-23
dc.identifier.citationFAUSTINO, Heitor Henrique. Estágios supervisionados no curso de pedagogia e precariedade subjetiva no trabalho docente: tecendo relações e revisando as produções acadêmicas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13212.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13212
dc.description.abstractThe supervised internship is an important moment in the teacher education process, especially in Pedagogy courses, being felt and meanings attributed to it and also varied to the conceptual concepts that define it. This fact shows not only the complexity of this formative moment, but also denounces the importance of constantly thinking about teacher training in the face of the scenario imposed by the capitalist logic of production, among the aspects that make up this scenario we highlight the process of subjective precariousness. Bringing the internship in the light of this broader context in the time and space of teacher training, we seek to carry out a bibliographic research in the “Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations”, seeking to answer the following question: the theses and dissertations it has as its object of study Does the supervised internship in the pedagogy course place the precarious conditions as one of the factors of analysis as one of the factors that compose and condition the initial teacher training process? The results point to a tendency to understand the internship as a training space for work, but they do not analyze the perspective of training through work, and although some researches arrive as one of their results in the objective conditions that hinder the performance of internships, precariousness is not the focus of analysis, therefore, no work was found that carried out the relationship between internship in the pedagogy course and subjective precariousness.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectSupervised internshipeng
dc.subjectPedagogyeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.titleEstágios supervisionados no curso de pedagogia e precariedade subjetiva no trabalho docente: tecendo relações e revisando as produções acadêmicaspor
dc.title.alternativeSupervised internship in the pedagogy course and subjective precariousness in teaching: weaving relationships and reviewing academic productionseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Coutinho, Luciana Cristina Salvatti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2688318704089723por
dc.description.resumoO estágio supervisionado é um momento importante do processo de formação docente, em especial, dos cursos de Pedagogia, sendo sentidos e significados a ele atribuídos e igualmente variadas às concepções conceituais que o definem. Este fato evidencia não só a complexidade deste período do processo formativo, mas também nos mostra a importância de se pensar constantemente a formação de professores diante do cenário da lógica capitalista de produção, entre os aspectos que compõe este cenário destacamos o processo de precarização subjetiva. Trazendo o estágio à luz desse contexto mais amplo no tempo e espaço da formação de professores, buscamos realizar uma pesquisa bibliográfica na “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações”, procurando responder a seguinte questão: as teses e dissertações que tem como objeto de estudo o estágio supervisionado no curso de pedagogia colocam como um dos seus focos de análise as condições de precariedade subjetiva como um dos fatores que compõe e condiciona o processo de formação inicial docente? Os resultados apontam uma tendência em se compreender o estágio como um espaço de formação para o trabalho, mas não analisam a perspectiva da formação pelo trabalho, e apesar de algumas pesquisas chegarem como um de seus resultados nas condições objetivas que dificultam a realização dos estágios, a precariedade não é foco de análise, dessa forma, não foi encontrado nenhum trabalho que realizasse a relação entre estágio no curso de pedagogia e precariedade subjetiva.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4841580715956986por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil