Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBologna, Paula
dc.date.accessioned2020-09-17T00:13:37Z
dc.date.available2020-09-17T00:13:37Z
dc.date.issued2019-12-17
dc.identifier.citationBOLOGNA, Paula. Artes visuais afro-brasileiras na educação infantil: educando para as relações étnico-raciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13245.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13245
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the insertion of afro-brazilian visual arts in Early Childhood Education. The principal goal of the research was to understand how a pedagogical work can be done with afro-brazilian visual arts in Early Childhood Education in order to educate for ethnic-racial relations, fighting racism. The specifics goals aimed to: understand how to work with afro-brazilian art in early childhood education in its complexity, studying and producing knowledge that contribute to a teaching practice that recognizes children as subject of rights; observe how the teacher develop a pedagogical work focused on Laws 10.639/03 and 11.645/2008, considering the development of society in its multiculturalities and educating for an racial ethnic conscience. The research has a qualitative approach and bibliographic character, was developed in continuity to the Scientific Iniciation research and is organized in five chapters. It was verified that there is a need to strengthen studies on afro-brazilian visual arts for pedagogical work in early childhood education since the graduation course and that the theme has essential relevance in the contexts of early childhood, Art and ethnic-racial relations studies aiming the realization of an anti-racist education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte afro-brasileirapor
dc.subjectAfro-brazilian arteng
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.titleArtes visuais afro-brasileiras na educação infantil: educando para as relações étnico-raciaispor
dc.title.alternativeAfro-Brazilian visual arts in early childhood education: educating for ethnic-racial relationseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objeto a inserção das artes visuais afro-brasileiras na Educação Infantil. Seu objetivo geral foi compreender como pode ser realizado um trabalho pedagógico com as artes visuais afro-brasileiras na Educação Infantil com a finalidade de educar para as relações étnico-raciais, combatendo o racismo. Como objetivos específicos a pesquisa almejou: compreender como trabalhar com a arte afro-brasileira na Educação Infantil em sua complexidade, estudando e produzindo conhecimentos que contribuam com uma prática docente que reconhece as crianças enquanto sujeitos históricos e de direitos; observar como professores/as desenvolvem um trabalho pedagógico voltado às Leis 10.639/03 e 11.645/2008, considerando o desenvolvimento da sociedade em suas multiculturalidades e educando para uma consciência étnico-racial. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, foi realizada em continuidade à Iniciação Científica e está organizada em cinco capítulos. Verificou-se que existe a necessidade de fortalecimento dos estudos sobre as artes visuais afro-brasileiras para o trabalho pedagógico na Educação Infantil desde a formação inicial de professores/as e que a temática é de essencial relevância nos contextos da Educação Infantil, da Arte e das relações étnico-raciais visando a realização de uma educação antirracista.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7244725747061275por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil