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dc.contributor.authorRendelli, Tiago Fabris
dc.date.accessioned2020-09-23T19:57:09Z
dc.date.available2020-09-23T19:57:09Z
dc.date.issued2020-07-22
dc.identifier.citationRENDELLI, Tiago Fabris. Ritos genéticos editoriais em pequenas editoras: relações entre mídium e curadoria na poesia contemporânea. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13280.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13280
dc.description.abstractesta disertación, desarrollada entre marzo de 2018 y marzo de 2020, presenta los resultados de la investigación sobre el impacto de los ritos genéticos editoriales en pequeños editoriales de poesía en la configuración del estilo de los autores. Para eso, utilizamos los conceptos de midium, desarrollado por Régis Debray (1995), según el cual la transmisión de un mensaje se amalgama en condiciones materiales y técnicas, vinculada a una red institucionalmente demarcada, y de ritos genéticos editoriales, por Luciana Salazar Salgado (2016), que son los procedimientos por los que pasan los originales antes de ser publicados. El objetivo de este trabajo es demostrar que los ritos genéticos editoriales influyen directamente en el estilo de poesía que publican las editoriales analizadas. Como base para este análisis, seleccionamoscuatro pequeñas editoriales: Penalux, Editora Moinhos, Editora Laranja Original y Editora Patuá. Se realizaron entrevistas con los editores de estas casas con preguntas que recorrieron todos los pasos que implicaron una publicación, desde la recepción del original hasta el lanzamiento del libro. En el primer capítulo, presentamos la discusión teórica, revisando las definiciones de los ritos genéticos editoriales, midium, estilo y los relacionamos con una perspectiva de los estudios de edición y del mercado editorial. El segundo capítulo presenta la metodología y las razones de la elección del editor para ser el centro de las entrevistas. El tercer capítulo presenta el análisis de estas entrevistas con las perspectiva de los teóricos presentados.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectEstilopor
dc.subjectMídiumpor
dc.subjectCuradoriapor
dc.subjectRitos genéticos editoriaispor
dc.titleRitos genéticos editoriais em pequenas editoras: relações entre mídium e curadoria na poesia contemporâneapor
dc.title.alternativeRitos genéticos editoriales en pequeñas editoriales: relaciones entre midium y curaduría en la poesía contemporáneaspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Salgado, Luciana Salazar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5206927424265495por
dc.description.resumoesta dissertação, desenvolvida entre março 2018 e março de 2020, apresenta os resultados da pesquisa sobre o impacto dos ritos genéticos editoriais em pequenas editoras de poesia em conformidade com o estilo dos autores. Para tal, utilizamos os conceitos de (i) mídium, desenvolvidos por Régis Debray (1995), segundo o qual a transmissão de uma mensagem está amalgamada nas condições materiais e técnicas, amarradas a uma teia institucionalmente demarcada, e de (ii) ritos genéticos editoriais, de Luciana Salazar Salgado (2016), que são os procedimentos pelos quais os originais passam antes de serem publicados. O objetivo desse trabalho é demonstrar que os ritos genéticos editoriais influenciam diretamente no estilo da poesia que está sendo publicada pelas casas editoriais selecionadas. Como base para essa análise, foram escolhidas quatro pequenas editoras: Penalux, Editora Moinhos, Editora Laranja Original e Editora Patuá. Foram realizadas entrevistas com os editores responsáveis com perguntas que perpassavam todas as etapas que envolvem uma publicação, desde o recebimento do original até o lançamento do livro. No primeiro capítulo, apresentamos a discussão teórica, considerando as definições do que são ritos genéticos editoriais, mídium, estilo e os relacionamos a uma perspectiva dos estudos da edição e do mercado editorial. O segundo capítulo apresenta a metodologia e as razões da escolha do editor para ser o centro dos questionamentos. O terceiro capítulo traz a análise das entrevistas à luz dos aspectos teóricos apresentados.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - PPGLitpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426939/2019-01por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1185334097225402por


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