Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMarcos, Leonardo Pollettini
dc.date.accessioned2020-10-17T13:32:41Z
dc.date.available2020-10-17T13:32:41Z
dc.date.issued2020-09-10
dc.identifier.citationMARCOS, Leonardo Pollettini. Perspectivas e estratégias para melhoria da educação em engenharia de materiais brasileira. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13349.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13349
dc.description.abstractEngineering Education (EE) has greatly expanded in Brazil over the last decades and, over the last few years, some criticisms to the Brazilian EE started to gain traction. A reform to the national guidelines for engineering curricula, as well as financial support by CAPES for selected institutional projects targeting the improvement of engineering education were issued as national policies. Naturally, all these aspects extend to Materials Science and Engineering (MSE) education as well. Considering this context, this dissertation focused on identifying the current shortcomings of MSE education in Brazil and at the Federal University of São Carlos (UFSCar), on constructing an overview about the state of EE research around the world and on connecting these shortcomings to the institutions that research them, resulting on a strategic overview of partnerships that would particularly benefit MSE education in Brazil. In order to do so, bibliometrics were employed, and public data from the Questionário do Estudante, UFSCar’s students and internal quality evaluations were investigated. It was verified that the current shortcomings include, among other aspects: the lack of variety on the instructional and assessment methods employed by institutions, the lack of student support, low female representation and a low development of soft skills. On the worldwide research on EE topics, it was verified that the US is the country with the largest scientific output on the field and should be recognized as an international reference, and that there is a wide breadth of topics covered by EE research. Finally, a few institutions were identified for strategic partnerships on a few specific topics, while other institutions presented themselves as strategic for any of the topics related to the shortcomings, due to their great scientific output in the field — notably Purdue University and Virginia Tech, both US-based.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência e engenharia de materiaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAvaliação de cursopor
dc.subjectQuestionáriopor
dc.subjectBibliometriapor
dc.subjectMaterials science and engineeringeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectProgram evaluationeng
dc.subjectSurveyeng
dc.subjectBibliometricseng
dc.titlePerspectivas e estratégias para melhoria da educação em engenharia de materiais brasileirapor
dc.title.alternativePerspectives and strategies for improving materials engineering education in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Leiva, Daniel Rodrigo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6576844591900987por
dc.description.resumoA educação em engenharia (EE) se expandiu no Brasil nas últimas décadas, e ao longo dos últimos anos, algumas críticas à formação em engenharia no país ganharam destaque. Políticas foram instauradas para incentivar mudanças na EE brasileira, notavelmente uma reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais, e financiamento da CAPES para projetos de modernização de cursos de graduação. Naturalmente, esses aspectos se aplicam também à engenharia de materiais (EMa). Sob esse contexto, este trabalho objetivou identificar pontos de melhoria na atual formação em EMa na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no Brasil, investigar e elaborar um panorama sobre a pesquisa mundial em EE e interligar os pontos identificados com as principais instituições do mundo que as pesquisam, resultando em uma visão sobre parcerias estratégicas para a melhoria dos cursos de EMa. Para tanto, foi realizada uma bibliometria de publicações científicas em EE e foram tratados dados públicos, incluindo o histórico de alunos do curso de EMa da UFSCar, os resultados do Questionário do Estudante de 2017 e os resultados da avaliação interna de cursos da UFSCar realizada pela Comissão Própria de Avaliação em 2017. Foram constatados, dentre outros, os seguintes pontos de melhoria: a baixa variabilidade de métodos de ensino e avaliação empregados, a falta de apoio estudantil, a baixa presença feminina, e o baixo desenvolvimento de competências comportamentais. Com relação à pesquisa mundial em EE, foi constatado que os EUA concentram a maior parte da produção mundial, destacando-se como referência na área, e que há uma extensa variedade de assuntos investigados pela comunidade científica de EE. Por fim, constatou-se que algumas instituições configurariam parcerias estratégicas apenas para determinados assuntos, enquanto outras — notavelmente Purdue University e Virginia Tech, ambas estadunidenses — se configuram como parcerias de interesse em todos os aspectos considerados, devido à abrangência e representatividade de sua pesquisa.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEMpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.334673/2019-00por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5861228475056157por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil