dc.contributor.author | Ayoub, Ronan Ahmad Juste | |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T10:40:04Z | |
dc.date.available | 2020-10-19T10:40:04Z | |
dc.date.issued | 2020-07-31 | |
dc.identifier.citation | AYOUB, Ronan Ahmad Juste. Professor, intérprete e aluno surdo: uma relação além da comunicação nas aulas de Educação Física. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13353. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13353 | |
dc.description.abstract | This research aims to investigate, discuss and analyze how a physical education teacher acts in theoretical and practical classes with deaf students, with and without an interpreter presence, based on the Theory of Communicative Action, by Habermas (2012). We start from the principle that the traditional expository classes restrict the relations of the deaf student with the interpreter and it causes a deficient interaction with the school staff including with the teacher himself/herself. Although, in this educational context, it is essential the interpreter presence to the development of the deaf student, considering that this professional mediates among the participants by oral communication and the deaf student affectivity with this professional promotes positive effects to the student´s development.
We used as methodological instruments the reflexive diary, elaborated along the professional career of the researcher who followed the student for two years, and semi-structured interviews with the actors of the studied phenomenon: the interpreter, the deaf student, the pedagogical coordinator and another physical education teacher who taught in the Elementary school with the same student. We concluded that during the Physical Education practices, considering the use of motricity, the deaf student as well as the other staff school members look for communicative tools to solve the problems, in order to not be so dependent of the interpreter, with direct communication among the subjects. We also conclude that in traditional expository classes, the deaf student limits to the interpreter, and by doing it restricts his/her communication and relation with the present teacher as well as the staff school members. A proposed suggestion was the productive groupings as a methodological possibility based on communicative rationality. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Habermas | por |
dc.subject | Intérprete | por |
dc.subject | Ação Comunicativa | por |
dc.subject | Interpreter | eng |
dc.subject | Communicative action | eng |
dc.title | Professor, intérprete e aluno surdo: uma relação além da comunicação nas aulas de Educação Física | por |
dc.title.alternative | Teacher, interpreter and deaf student: a relationship beyond communication in Physical Education classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Douglas Aparecido de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7847352503840983 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca investigar, discutir e analisar como um professor de Educação Física atua em aulas teóricas e práticas com aluno surdo, com ou sem a presença de um intérprete, fundamentado pela Teoria da Ação Comunicativa, de Habermas ( 2012). Partimos do princípio de que aulas tradicionais expositivas limitam as relações do aluno surdo com o intérprete e provoca uma interação deficitária com os integrantes da comunidade escolar, incluindo a própria interação com o professor. Contudo, nesse contexto educacional, é imprescindível a presença do intérprete para o desenvolvimento do discente surdo, uma vez que esse profissional faz a mediação por meio da comunicação oral entre os participantes, e a afetividade do aluno surdo com esse profissional promove efeitos positivos para o desenvolvimento do mesmo. Utilizamos como instrumentos metodológicos o diário reflexivo, elaborado no percurso profissional do pesquisador que atuou com o aluno ao longo de dois anos e entrevistas semiestruturadas com os atores do fenômeno estudado como o intérprete, o aluno surdo, o coordenador pedagógico e um outro professor de Educação Física que lecionou no Ensino Fundamental com o mesmo aluno. Concluímos que, nas práticas de Educação Física, em que se utiliza da motricidade, o aluno surdo, bem como os demais integrantes do ambiente escolar, busca mecanismos comunicativos para solucionar os problemas, não sendo tão dependente do intérprete, havendo comunicação direta entre os sujeitos. Também concluímos que, nas aulas em modelos tradicionais expositivos, o aluno surdo se limita ao intérprete, restringindo sua comunicação e relação tanto com o professor vigente como os demais integrantes do ambiente escolar; como sugestão, os agrupamentos produtivos apresentaram-se como possibilidade metodológica à luz da racionalidade comunicativa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2681688049230805 | por |