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dc.contributor.authorFontes, Gabriel de Oliveira
dc.date.accessioned2020-10-26T21:54:25Z
dc.date.available2020-10-26T21:54:25Z
dc.date.issued2019-10-22
dc.identifier.citationFONTES, Gabriel de Oliveira. O modelo de barras como recurso na resolução de problemas algébricos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13376.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13376
dc.description.abstractAccording to Saeb data (assessment used by the federal government to measure student learning at the end of each stage), most Brazilian students do not achieve results considered sufficient when referring to mathematics teaching, considering that it is sufficient to perform operation with natural numbers or recognizing function graphs, who knows that these students have a minimal understanding of algebra. Therefore, the work foresees the study of a model for teaching algebra that became known in Singapore, which obtained excellent results in international exams. In addition, the work has the resolution of 7 problems, using the Singapore model together with the Problem Solving which aims at four steps that were proposed by Polya, they are: Understanding the Problem, Establishing a Plan, Implementing the Plan and Retrospect. These two methodologies aim to serve as a basis for mathematics teachers in algebra teaching. The paper also presents a brief understanding of the transition process from arithmetic to algebra, recognizing that understanding this process facilitates the teacher to find the difficulties of students. During the resolution of each problem, we tried to create, in some points, dialogues between teacher and student, trying to simulate the teaching-learning environment, besides providing what started the work, improving the training of mathematics teachers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectModelo de barraspor
dc.subjectSingapurapor
dc.subjectEnsino de álgebrapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectBar modelingeng
dc.subjectSingaporeeng
dc.subjectAlgebra teachingeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.titleO modelo de barras como recurso na resolução de problemas algébricospor
dc.title.alternativeThe bar model as resource resolution algeric problemseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbosa, Grazielle Feliciani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368292206467565por
dc.description.resumoSegundo os dados do Saeb (avaliação utilizada pelo governo federal para medir a aprendizagem dos alunos ao fim de cada etapa), a maior parte dos alunos brasileiros não atingem resultados satisfatórios quando nos referimos ao ensino de Matemática; considerando como suficiente a capacidade de realizar operações com números naturais, reconhecer gráficos de funções e compreender minimamente a álgebra. Por isso, o presente trabalho prevê o estudo de um modelo para ensinar álgebra, conhecido em Singapura, país que obteve ótimos resultados nos exames educacionais. Além disso, a pesquisa conta com a resolução de sete problemas, com a utilização do modelo de Singapura juntamente com a Resolução de Problemas, visando quatro passos que foram propostos por G.Polya, sendo eles: Compreensão do Problema, Estabelecimento de um Plano, Execução do Plano e Retrospecto. Tais metodologias têm como objetivo servir de base para os professores de Matemática no ensino de álgebra. O trabalho ainda apresenta uma breve discussão do processo de transição da aritmética para álgebra, reconhecendo que o procedimento facilita a detecção das dificuldades dos alunos pelo professor. Durante a resolução de cada problema, procuramos criar, em alguns pontos, diálogos entre professor e aluno, tentando simular o ambiente de ensino-aprendizagem, além de recuperar a proposta inicial do trabalho: melhorar a formação dos professores de Matemática.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1408933519555387por


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