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dc.contributor.authorSantos, Marcos Anderson Benfica dos
dc.date.accessioned2020-10-27T19:00:23Z
dc.date.available2020-10-27T19:00:23Z
dc.date.issued2017-02-17
dc.identifier.citationSANTOS, Marcos Anderson Benfica dos. Desenvolvimento de um jogo pedagógico virtual para o ensino do equilíbrio químico. 2017. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13384.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13384
dc.description.abstractChemical equilibrium is an issue of fundamental importance for the understanding of chemical reactions. However, their presence in High School is given in a little problematized and conceptual, turning very frequently to the algebraic aspects. Alternative teaching resources, such as games, provide a playful approach and allow the teacher to promote the study of the topic in a more interesting and accessible way to the student. At the same time, the use of virtual platforms carries with it the ease of access, which can be done from anywhere and at any time (asynchronous to a conventional classroom moment) and does not require extra costs with the acquisition of physical objects, such as trays, dice and cards. In addition, the possibility of analyzing the results using the tools provided in the platform itself, evaluating the responsiveness and success rate of each question used, further favors the tool. In this context, the development of the game that is the object of this study was carried out with the intention of offering a freely accessible tool in a virtual and gamified environment that allows the teacher to work the questions proposed in the scope of his class or to use them as a task orsurvey Of requirements. The questions that are part of the scope of the game were selected from vestibular exams or proposed in an authorial way, divided into three sequential modules. Access to the game was made available to all users of the Ludo Educativo portal, and a group of 27 high school students from the private network of Ribeirão Preto, volunteers and reacting asynchronously, participated and had their impressions analyzed, enabling a partial analysis , The limitations and potentialities of the resource developedeng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEquilíbrio químicopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectJogo pedagógicopor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectChemical balanceeng
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectPedagogical gameeng
dc.subjectTeaching chemistryeng
dc.titleDesenvolvimento de um jogo pedagógico virtual para o ensino do equilíbrio químicopor
dc.title.alternativeDevelopment of a virtual pedagogical game for teaching chemical balanceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Elson Longo da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9848311210578810por
dc.description.resumoO equilíbrio químico é um tema de fundamental importância para o entendimento das reações químicas. No entanto, sua presença no Ensino Médio se dá de forma pouco problematizada e conceitual, voltando-se com grande frequência para os aspectos algébricos. Os recursos didáticos alternativos, como os jogos, possibilitam uma abordagem lúdica e permitem, ao professor, fomentar o estudo do tema em destaque de uma forma mais interessante e acessível ao aluno. Ao mesmo tempo, o uso de plataformas virtuais carregam consigo a facilidade do acesso, que pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento (assíncrono em relação a um momento de aula convencional) e não demandar custos extras com a aquisição de objetos físicos, como tabuleiros, dados e cartas. Além disso, a possibilidade de analisar os resultados utilizando as ferramentas disponibilizadas na própria plataforma, avaliando a responsividade e o índice de acertos de cada questão utilizada, favorecem ainda mais a ferramenta. Nesse contexto, o desenvolvimento do jogo que é objeto desse estudo foi realizado pensando em oferecer uma ferramenta de livre acesso, em ambiente virtual e gamificado, que possibilite ao professor trabalhar as questões propostas no âmbito de sua aula ou utilizá-las como tarefa ou sondagem de requisitos. As questões que fazem parte do escopo do jogo foram selecionadas a partir de exames vestibulares ou propostas de maneira autoral, divididas em três módulos sequenciais. O acesso ao jogo foi disponibilizado para todos os usuários do portal Ludo Educativo, e um grupo de 27 alunos do Ensino Médio da rede privada de Ribeirão Preto, voluntários e reagindo assincronamente, participaram e tiveram suas impressões analisadas, possibilitando uma análise, ainda que parcial, das limitações e potencialidades do recurso desenvolvido.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química - PPGQpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0832260576503270por


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