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dc.contributor.authorRamos, Gustavo Moreira
dc.date.accessioned2020-11-13T18:19:55Z
dc.date.available2020-11-13T18:19:55Z
dc.date.issued2020-09-10
dc.identifier.citationRAMOS, Gustavo Moreira. Contradualismos no Opará: Lideranças Tuxá no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13440.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13440
dc.description.abstractThis is an ethnography whose protagonist is a relationship - and aren't all ethnographies about relationships? - which, in turn, is made up of so many others, namely: among the Tuxá, indigenous people from the Bahian sertão of Brazil directly affected by the construction of the Itaparica Dam in 1988, and Opará, a watercourse that white people name São Francisco river. The reason for placing them, the relations between Tuxá and Opará, in this leading role is justified by one of their leaders, Dinamam Tuxá, who predicted the ultimate event: “If Opará dies, indigenous peoples will also die”. The analytical focus is on the participation of Tuxá leaders as indigenous representatives in the São Francisco River Basin Committee, a state agency of consultative and deliberative character responsible for the management of the waters of the São Francisco river basin. The objective is to ethnograph the efforts of the leaders to maintain Opará alived and, thus, the Tuxá themselves, since there will be no Tuxá people without Opará. That said, this dissertation is an analytical description of leadership ways of resistance. Unlike the forces in the state agency that strive to stop indigenous participation through the imposition of different types of simplifications and separations, these indigenous leadearships carry out their actions in the Commitee creating alliances and engagements, including basilar elements of the western world imagination, especially what they call white people scientific knowledge codes. Indigenous ways of resistance that are not restricted to a mere impulse of reaction, but that widen and deepen, like the river waters themselves, towards the creation of possibilities to produce concrete political actions. Therefore, it is a matter of presenting how these indigenous leaders move between the dams imposed on the ways of life of their people through actions in this water management Committee, which operates by building dams and establishing dualisms with the objective of carrying out separations between elements and relationships that are inseparable from a Tuxá perspective, among them: Politics and Science, Land and Water and, mainly, Tuxá and Opará.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica indígenapor
dc.subjectÍndios do nordestepor
dc.subjectPovo Tuxápor
dc.subjectLideranças indígenaspor
dc.subjectComitê de bacia hidrográficapor
dc.subjectConhecimentos científicospor
dc.subjectIndigenous politicseng
dc.subjectBrazilian Northeast indigenous peopleeng
dc.subjectTuxá Peopleeng
dc.subjectIndigenous leadershipeng
dc.subjectRiver basin committeeeng
dc.subjectScientific knowledgeeng
dc.titleContradualismos no Opará: Lideranças Tuxá no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Franciscopor
dc.title.alternativeCounter-dualisms in the Opará:Tuxá leaderships in the São Francisco River Basineng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Villela, Jorge Luiz Mattar
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8301325600502054por
dc.description.resumoEsta é uma etnografia cuja protagonista é uma relação – e não seriam todas as etnografias acerca de relações? –, que, por sua vez, é composta de tantas outras, a saber: entre os Tuxá, povo indígena do sertão baiano diretamente afetado pela construção da Barragem de Itaparica em 1988, e o Opará, curso de água que os brancos nomeiam São Francisco. O motivo para colocálas, as relações entre Tuxá e Opará, nessa posição de protagonismo é justificado por uma de suas lideranças, Dinamam Tuxá, que prognosticou o acontecimento derradeiro: “Se o Opará morrer, os povos indígenas também morrem”. Tendo como foco analítico a participação de lideranças Tuxá como representantes indígenas no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, órgão estatal de caráter consultivo e deliberativo responsável pela gestão das águas da bacia do São Francisco, o objetivo é etnografar os esforços das lideranças para manterem vivo o Opará e, assim, os próprios Tuxá, uma vez que não haverá povo Tuxá sem Opará. Isso posto, esta dissertação é uma descrição analítica de uma parcela dos modos de resistência dessas lideranças que, diferentemente das forças que se empenham em barrar a participação indígena através da imposição de diversos tipos de simplificações e separações, efetuam suas ações no órgão criando alianças e engajamentos, inclusive com elementos basilares da imaginação do mundo ocidental, especialmente o que denominam códigos do conhecimento científico dos brancos. Modos de resistência indígenas que não se restringem a um mero impulso de reação, mas que se alargam e se aprofundam, tal como as próprias águas do rio, rumo à criação das possibilidades de produzir ações políticas concretas. Trata-se, portanto, de apresentar como essas lideranças indígenas se deslocam por entre as barragens impostas aos modos de viver de seus povo por meio de ações nesse órgão de gestão das águas, que opera edificando barragens e fixando dualismos com o objetivo de executar separações entre elementos e relações que são indissociáveis entre si desde uma perspectiva Tuxá, entre eles: Política e Ciência, Terra e Água e, principalmente, Tuxá e Opará.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ETNOLOGIA INDIGENApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2613610736105324por


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