Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Flávia Zanini de
dc.date.accessioned2020-12-15T18:20:46Z
dc.date.available2020-12-15T18:20:46Z
dc.date.issued2018-07-04
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Flávia Zanini de. Cinema e construção do conhecimento científico: estudo de caso com o filme "Procurando Nemo". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13560.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13560
dc.description.abstractSince its early development, cinema has been used in education due to the capacity of influencing how people think and behave. Most of the films and especially those categorized as animation, however, have adaptations and poetic licenses that allow an escape from reality, even if partially. Therefore, starting from film exhibition, followed by questions and a qualitative analysis of the answers, perceptions about “Finding Nemo” were got and, aimed at better understanding the influence of this cinematographic resource on the construction and consolidation of scientific knowledge. In total there were 32 participants, with 12 years old age range. Results show that even with some evident discernment between fiction and reality, much information in the film are still assimilated as true. So, to avoid a misappropriation of the scientific knowledge, and consequently its dissemination, it is fundamental that the way how films are used in education is rethought and re-adapted.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcinema na educaçãopor
dc.subjectrecurso didáticopor
dc.subjectensino de ciências e biologiapor
dc.subjecteducational cinemapor
dc.subjectdidactic resourcepor
dc.subjectscience and biology teachingpor
dc.titleCinema e construção do conhecimento científico: estudo de caso com o filme "Procurando Nemo"por
dc.title.alternativeCinema and the construction of scientific knowledge: a case study with the movie "Finding Nemo"por
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Mattox, George Mendes Taliaferro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4453900943293186por
dc.contributor.advisor-co1Fernandes, Hylio Laganá
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315602045624096por
dc.description.resumoDesde sua criação, o cinema é utilizado na educação graças à capacidade de influenciar na maneira como as pessoas pensam e se comportam. No entanto, a maioria dos filmes, principalmente os pertencentes ao gênero animação, possuem adaptações e licenças poéticas que permitem a fuga, mesmo que parcial, da realidade. Assim, partindo da exibição do filme, seguida da aplicação de um questionário composto majoritariamente por questões abertas e a análise qualitativa das informações obtidas, extraiu-se percepções sobre o filme “Procurando Nemo” e buscou-se entender melhor como se dá a influência desse recurso cinematográfico sobre a construção e consolidação de conhecimento científico. No total houve 32 participantes, cuja faixa etária média é de 12 anos. Os resultados mostram que mesmo que exista algum discernimento entre realidade e ficção, muitas das informações contidas no filme ainda são assimiladas como verdade. Sendo assim, para evitar que aconteça apropriação equivocada de conhecimento científico, e consequentemente sua disseminação, é fundamental que a forma como os filmes são utilizados no ensino seja repensada e readequada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9913260325002419por
dc.publisher.courseCiências Biológicas - CBLN-Sopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil