Show simple item record

dc.contributor.authorCosta, Emanuelle Avelar Gomes
dc.date.accessioned2020-12-21T18:14:05Z
dc.date.available2020-12-21T18:14:05Z
dc.date.issued2020-08-28
dc.identifier.citationCOSTA, Emanuelle Avelar Gomes. Experiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professor. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13585.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13585
dc.description.abstractConsidering the insertion of English Language (EL) in Elementary Education (EE) of public schools in the countryside of São Paulo State, our aim in this research, is to find out how the classes in this context have been featured, what are the main challenges encountered and how teachers have dealt with these challenges in order to overcome them. It is a qualitative study with an ethnographic nature, carried out with three EL teachers, from different schools, who teach at Elementary School in public context. To develop this investigation, we observed the classes in the third grade of Elementary School. In order to develop the investigation, different tools have been used: questionnaires, interviews, recordings of audio classes and researcher's diary. Data analysis was based on content analysis (BARDIN, 1977), for the creation of categories and, on methodological triangulation (COHEN, MANION, 1981) used to assure reliability to the research. Thus, we intended to understand how EL classes for children are, observing: (i) how teachers are oriented to develop teaching practice; (ii) what the nature of the activities carried out by teachers in the classroom with children is; and (iii) how teachers deal with the specificities and possible difficulties of teaching EL in a child context. Therefore, the theoretical framework guiding this research presents the historical path of the implementation of teaching English as a foreign language for children in the Brazilian context (COLOMBO, CONSOLO, 2016; ASSIS, 2018; ROCHA, 2006), as well as discussing the child as a language learner (CAMERON, 2001; CRISTOVÃO, GAMERO, 2009; LIMA, 2010), in addition to highlighting the role of the teacher in this case (SEGANFREDO e BENEDETTI, 2009; SANTOS, 2009; LIMA 2019). The results showed that the teachers' sayings, albeit in an implicit way, dialogue with the theoretical foundations discussed in this work, however, there is a remarkable gap between the saying and the doing in the classroom. We also realized that teachers have difficulty in explaining why they teach the way they teach (ALMEIDA FILHO, 1993).eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEnsino e Aprendizagem de Línguaspor
dc.subjectEnglish Languageeng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectLanguage Learning and Teachingeng
dc.titleExperiências de ensinar inglês para crianças na escola pública: olhares e percepções sobre a prática do professorpor
dc.title.alternativeTeaching and learning experiences in english language classes with children in public school: perceptions about the teacher's practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbirato, Rita de Cassia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962819573963727por
dc.description.resumoAo atentar para inserção da Língua Inglesa (LI) no Ensino Fundamental I (EFI) de escolas públicas no interior do estado de São Paulo, temos por objetivo nesta pesquisa, compreender melhor esse novo contexto de ensino a partir do trabalho que esses professores já têm realizado no cenário estudado. Para tanto objetivamos conhecer como os professores têm desempenhado o seu fazer pedagógico, desde o planejamento de suas atividades até o seu desenvolvimento em classe, salientando quais os principais desafios encontrados e como os professores têm lidado com esses desafios a fim de superá-los. É um estudo de natureza qualitativa, de base etnográfica, realizado com três professores de LI, de diferentes escolas, que lecionam no EFI do contexto público. Para desenvolver esta pesquisa, observamos as aulas ministradas em turmas do terceiro ano das séries iniciais. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados: gravações de aulas em áudio, diário da pesquisadora, questionário e entrevista. A análise dos dados foi feita a partir da triangulação, para conferir maior confiabilidade à pesquisa e, também foi utilizada a análise de conteúdo para desenvolver a categorização dos dados. Assim, tencionamos compreender de que forma as aulas de LI têm sido ministradas para as crianças, observando: (i) de que maneira os professores se orientam para desenvolver a prática docente; (ii) qual a natureza das atividades realizadas pelos professores na sala de aula com os infantes; e (iii) como os professores lidam com as especificidades e possíveis dificuldades de ensinar LI no contexto infantil. Para tanto, a fundamentação teórica norteadora desta pesquisa apresenta o percurso histórico da implementação do ensino de inglês como língua estrangeira para crianças (ILEC) no contexto brasileiro (ROCHA, 2006; COLOMBO, CONSOLO, 2016; ASSIS, 2018), bem como discute acerca da criança como uma aprendiz de línguas (CAMERON, 2001; CRISTOVÃO, GAMERO, 2009; LIMA, 2010), além de evidenciar o papel do professor nesse cenário (SEGANFREDO e BENEDETTI, 2009; SANTOS, 2009; LIMA 2019). Os resultados mostraram que os dizeres dos professores, ainda que de maneira implícita, dialogam com os fundamentos teóricos discutidos neste trabalho, porém, há um distanciamento notável entre o dizer e fazer em sala de aula. Percebemos, também, que há uma dificuldade, por parte dos professores, para a explicitação de sua prática e para explicar por que ensinam da maneira como ensinam (ALMEIDA FILHO, 1993).por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2313143293570777por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil