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dc.contributor.authorGomes, Máyra Laís de Carvalho
dc.date.accessioned2021-01-05T11:12:08Z
dc.date.available2021-01-05T11:12:08Z
dc.date.issued2018-04-27
dc.identifier.citationGOMES, Máyra Laís de Carvalho. Ensino de mandos a crianças com Autismo. 2018. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13616.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13616
dc.description.abstractThe emission of mands benefits all speakers including children with Autism Spectrum Disorder (ASD) allowing them to have access to specific reinforcers. It is also believed that the fluency in the emission of mands can facilitate the learning of other verbal operants and also decrease the frequency of disruptive behaviors. The purpose of this dissertation was based on the teaching of the mand verbal operant for children with ASD and limited verbal repertoire in order to extend the use of more socially appropriate mands and to verify if this had some relation with the emission of disruptive behaviors and with the emission of other verbal operants. Three studies were carried out with complementary objectives and procedures applied to participants within the age group of four to eight years old. In general, the teaching procedure occurred in an individualized way, with baseline and intervention sessions, through mand training with prompting and prompt delay. The delay in the presentation of the prompts occurred in a gradual way, in order to produce opportunities for the child to respond independently and more spontaneously under the control of the motivational operation. The results of the three studies indicated an increase in the average frequency of emission of mands (respectively, from minimum to maximum: 3-135.6; 0.6-50.6; 0.1-9.2), which were related in the reverse direction with the disruptive behaviors. From this teaching, there was still a minimal emergency of tact and intraverbal. However, this study presented limitations, especially in the absence of programming of conditions that promote vocal generalization to other environments, in addition to the teaching environment.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento verbalpor
dc.subjectEnsino de mandospor
dc.subjectDicaspor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectVerbal Behavioreng
dc.subjectMand Trainingeng
dc.subjectPrompteng
dc.subjectAutismeng
dc.titleEnsino de mandos a crianças com Autismopor
dc.title.alternativeMand training to children with Autismeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Domeniconi, Camila
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9684535663947328por
dc.contributor.advisor-co1Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3777028853675653por
dc.description.resumoA emissão de mandos beneficia a todos os falantes inclusive crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) permitindo que elas tenham acesso a reforçadores específicos. Acredita-se ainda que a fluência na emissão de mandos possa facilitar a aprendizagem de outros operantes verbais e ainda diminuir a frequência dos comportamentos disruptivos. O objetivo da presente tese se baseou no ensino do operante verbal mando para crianças com TEA e repertório verbal limitado, a fim de ampliar o uso de mandos mais apropriados socialmente e verificar se isso tinha alguma relação com a emissão de comportamentos disruptivos e com a emissão de outros operantes verbais. Realizaram-se três estudos com objetivos e procedimentos complementares, aplicados para participantes dentro de uma faixa etária de quatro a oito anos de idade. Em geral, o procedimento de ensino ocorreu de maneira individualizada, com sessões de linha de base e de intervenção, por meio do ensino de mandos com a inserção e o esvanecimento de dicas. O atraso no tempo de apresentação das dicas ocorreu de maneira gradativa, a fim de produzir oportunidades para a criança responder independentemente e de maneira mais espontânea sob o controle da operação motivacional. Os resultados dos três estudos indicaram um aumento na frequência média de emissão de mandos (respectivamente, de mínima para máxima: 3-135.6; 0.6-50.6; 0.1-9.2), os quais se relacionaram em direção inversa com os comportamentos disruptivos. A partir do ensino de mandos, houve ainda uma emergência mínima de tato e de intraverbal. Todavia, o presente trabalho apresentou limitações, especialmente na ausência de programação de condições promotoras da generalização do mando vocal para outros ambientes, além do ambiente de ensino.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpor
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 573972/2008-7por
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.description.sponsorshipIdINCT/ECCE com recursos da FAPESP: 2008/57705-8por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0501936042511201por


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