Show simple item record

dc.contributor.authorSalles, Henrique Barbosa de Oliveira Ferreira
dc.date.accessioned2021-01-05T22:05:02Z
dc.date.available2021-01-05T22:05:02Z
dc.date.issued2014-11
dc.identifier.citationSALLES, Henrique Barbosa de Oliveira Ferreira. O Ensino do Futebol pelas Abordagens Táticas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13621.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13621
dc.description.abstractThe reason why Football was chosen as the subject of this study, was due to the great appreciation for this modality. For some time, the “dream of being a football player” was cultivated and very latent in my life, but for reasons of stature, I was unable to carry on this “dream”. At the University, in contact with studies about football, it became clear that the tactical aspect must prevail over the physical and technical aspect, that is, knowing how to read and interpret the game situations to respond in the most appropriate way to them is more important than that motor gestures and physical issues. And as Soccer is one of the elements of the Body Culture of Movement present in School Physical Education classes, it is the duty of the school to properly teach this modality, providing conditions for students, regardless of the desire to pursue a football career, to know how to interpret the game situations and make effective decisions before them, and for that it is necessary to break with a traditional teaching model, which prioritizes the motor gesture, and adopt a methodology that allows students to know how to read and interpret the game situations. The objective of my research is to analyze the quality of play of a 9th grade class in the individual, group and collective tactical dimensions, based on an intervention based on a didactic unit of Football based on Tactical Approaches. The present research will have as a methodological reference the Action Research. This methodology has as principles the observation of the object of study and the intervention to provide a change, which can be positive or negative. Action research starts from a social reality in order to modify this reality through pedagogical interventions, for this reason the integration of research and intervention is of fundamental importance. In this methodology, the researcher must constantly assume the role of researched and that of the group participant. For data collection, two instruments will be used, which are the diaries of classes and filming. And for data analysis we will use the Team Sports Performance Assessment Procedure (TSAP) tool, which aims to produce valid information to assess student performance in invasion sports. Classes were held with themes related to the tactical situations of football, and the application of TSAP was carried out in two moments, the first before the didactic unit classes and the second was after the end of this unit. From the data from the Class Diaries and the TSAP it was possible to identify an improvement in the quality of the students' game in the individual, group and collective tactical dimensions.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFutebol, Educação Física Escolar, Ensino.por
dc.titleO ensino do futebol pelas abordagens táticaspor
dc.title.alternativeThe teaching of soccer through tactical approacheseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Júnior, Osmar Moreira de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176123942671062por
dc.description.resumoO motivo pelo qual o Futebol foi escolhido como tema desse estudo, foi devido ao grande apreço por tal modalidade. Por algum tempo o “sonho de ser jogador de futebol” foi cultivado e muito latente em minha vida, mas por uma questão de estatura, não pude levar adiante esse “sonho”. Na Universidade, em contato com estudos a respeito do Futebol, ficou claro que o aspecto tático deve prevalecer sobre o aspecto físico e técnico, ou seja, saber ler e interpretar as situações de jogo para responder da forma mais adequada a elas é mais importante do que gestos motores e questões físicas. E como o Futebol é um dos elementos da Cultura Corporal de Movimento presente em aulas de Educação Física Escolar, é dever da mesma o ensino de maneira adequada dessa modalidade, dando condições para que os alunos, independentes do desejo seguir carreira de futebolista, saibam interpretar as situações de jogo e tomem decisões eficazes diante delas, e para isso é necessário romper com um modelo de ensino tradicional, que prioriza o gesto motor, e adotar uma metodologia que dê condições aos alunos de saber ler e interpretar as situações de jogo. O objetivo da minha pesquisa é analisar a qualidade de jogo de uma turma de 9º ano nas dimensões táticas individual, de grupo e coletiva, a partir de uma intervenção baseada em uma unidade didática do Futebol pautada nas Abordagens Táticas. A presente pesquisa terá como referencial metodológico a Pesquisa-ação. Essa metodologia tem por princípios a observação do objeto de estudo e a intervenção para proporcionar uma mudança, podendo ser esta positiva ou negativa. A pesquisa-ação parte de uma realidade social com a finalidade de modificar essa realidade por meio de intervenções pedagógicas, por esse motivo a integração da pesquisa e da intervenção é de fundamental importância. Nessa metodologia o pesquisador, constantemente, deve assumir o papel de pesquisado e o de participante do grupo. Para a coleta de dados será utilizado dois instrumentos, que são os diários de aulas e filmagens. E para a analise de dados utilizaremos a ferramenta Team Sports Performance Assessment Procedure (TSAP), que tem por objetivo produzir informações válidas para avaliar o desempenho dos alunos em esportes de invasão. Foram ministradas aulas com temáticas referentes às situações táticas do Futebol, e a aplicação do TSAP foi realizada em dois momentos, o primeiro antes das aulas da unidade didática e o segundo momento foi após o término dessa unidade. A partir dos dados provenientes dos Diários de Aula e do TSAP foi possível identificar uma melhora da qualidade de jogo dos alunos nas dimensões táticas individual, de grupo e coletiva.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=3DF262191128824C459B51F2D524BD7E#por
dc.publisher.courseEducação Física - EFLpor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal