Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGiolo, Mayara Cristina Freitas Pereira
dc.date.accessioned2021-01-07T18:08:56Z
dc.date.available2021-01-07T18:08:56Z
dc.date.issued2020-02-19
dc.identifier.citationGIOLO, Mayara Cristina Freitas Pereira. Ensino do ecoico na aquisição do mando em crianças com autismo. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13629.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13629
dc.description.abstractChildren diagnosed with the Autism Spectrum Disorder (ASD) present a delay in speech and language. Several researches have been developed to increase, decrease or put under control the frequency of specific stimulus of verbal behaviors for autistic people treated based on the Applied Behavior Analysis. Echoic vocal and mand behaviors are the initial repertoire to speak and that is the reason why they are such important teaching programs in autism treatment. The objectives consisted to install the repertoires of echoic and mand to analyze the effects of the echoic training for the mand acquisition, comparing to the effectiveness of the mand with echoic training in matters to analyze the effects of just mand training. Two children diagnosed with autism participated in this research. The reversal experimental design was used, children were evaluated to analyze the repertoire of the baseline with the VB MAPP – Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program and Generalized Echoic Test instruments, subsequently each one was subjected to the teaching of a verbal operant. Right after the operant teaching the mand behavior acquisition was analyzed and the child that was initially trained by the echoic presented a significant increase in the mand repertoire compared to the child that was trained only with mand training.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopor
dc.subjectAnálise do comportamento aplicadapor
dc.subjectEnsino de ecoicopor
dc.subjectMandopor
dc.subjectAutismeng
dc.subjectApplied behavior analysiseng
dc.subjectEchoic teachingeng
dc.subjectMandeng
dc.titleEnsino do ecoico na aquisição do mando em crianças com autismopor
dc.title.alternativeTeaching echoic in the acquisition of mand in children with autismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Goyos, Antônio Celso de Noronha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407008711535651por
dc.description.resumoCrianças diagnosticadas com autismo apresentam um atraso relacionado a fala e linguagem. No tratamento em análise do comportamento aplicada para pessoas com autismo, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas para aumentar ou diminuir em frequência ou colocar sob controle de estímulos específicos os comportamentos verbais. Os comportamentos verbais de ecoico e mando, são repertórios iniciais para a fala e por isso são importantes programas de ensino no tratamento do autismo. Os objetivos foram instalar os repertórios de ecoico e mando e analisar os efeitos do treino de ecoico na aquisição do mando, comparando a efetividade do treino do mando com o ecoico, com o treino apenas do mando. Participaram da pesquisa duas crianças com diagnóstico de autismo. O delineamento experimental empregado foi o de reversão, as crianças foram avaliadas para analisar o repertório de linha de base com os instrumentos VB MAPP – Verbal Behavior Milestones Assesment and Placement Program e o Teste de Ecoico Generalizado, posteriormente cada uma foi submetida ao ensino de um operante verbal. Após o ensino destes operantes analisou-se a aquisição do comportamento de mando e a criança que inicialmente realizou o treino de ecoico apresentou significativo aumento no repertório de mando se comparado a criança que realizou apenas o treino de mando.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1856670096694377por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil