Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorEsperança, Hanna Henck Dias
dc.date.accessioned2021-02-17T16:13:39Z
dc.date.available2021-02-17T16:13:39Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.citationESPERANÇA, Hanna Henck Dias. Diretoras brasileiras e a representação da mulher em documentários dos anos 1980. 2020. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13857.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13857
dc.description.abstractIn the 1980s, women occupied a significant portion of the making of short and medium-length documentaries in Brazil, with a very diverse production in terms of narrative and language. In view of the small amount of research on the aforementioned films and the difficulty of accessing the relevant data and movies, this work aims to contribute toward making this production find greater repercussion and recognition in the field of studies devoted to Brazilian cinema. Through film analysis and with texts from many different areas, we discuss eight documentaries that vary between short and medium-length films: "Mulheres da terra" (Marlene França, 1985), "Marias da castanha" (Edna Castro and Simone Raskin, 1987), "Sulanca: a revolução econômica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe" (Kátia Mesel, 1986), "Como um olhar sem rosto (As presidiárias)" (Maria Inês Villares, 1983), "Mulheres da Boca" (Cida Aidar and Inês Castilho, 1982), "Retratos de Hideko" (1981) e "Hia sá sá – hai yah" (1985), both by Olga Futemma, and "Meninas de um outro tempo" (Maria Inês Villares, 1986). These films put in perspective the female representation in the documentary and the role of women in society, articulating the feminist, social, political and cinematographic debate of the time.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectCinema realizado por mulherespor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectCurta-metragempor
dc.subjectMédia-metragempor
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectCinema made by womeneng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectShort-filmeng
dc.subjectMedium-length filmeng
dc.titleDiretoras brasileiras e a representação da mulher em documentários dos anos 1980por
dc.title.alternativeFemale Brazilian directors and the representation of women in documentaries from the 1980seng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, Luciana Sá Leitão Corrêa de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9890886509956837por
dc.description.resumoNa década de 1980, as mulheres ocuparam uma parcela expressiva da realização de documentários de curta e média-metragem no Brasil, com uma produção bastante diversificada em termos de narrativa e linguagem. Em vista da pouca quantidade de pesquisas com o mesmo recorte e da dificuldade de acesso aos dados e aos filmes, este trabalho tem como objetivo contribuir para que essa produção encontre maior repercussão e reconhecimento no campo dos estudos voltados ao cinema brasileiro. Através da análise fílmica e em conjunto com textos das mais variadas áreas, discutimos oito documentários que variam entre curtas e médias-metragens: "Mulheres da terra" (Marlene França, 1985), "Marias da castanha" (Edna Castro e Simone Raskin, 1987), "Sulanca: a revolução econômica das mulheres de Santa Cruz do Capibaribe" (Kátia Mesel, 1986), "Como um olhar sem rosto (As presidiárias)" (Maria Inês Villares, 1983), "Mulheres da Boca" (Cida Aidar e Inês Castilho, 1982), "Retratos de Hideko" (1981) e "Hia sá sá – hai yah" (1985), ambos de Olga Futemma, e "Meninas de um outro tempo" (Maria Inês Villares, 1986). Os filmes colocam em perspectiva a representação feminina no documentário e o papel da mulher na sociedade, articulando o debate feminista, social, político e cinematográfico da época.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Imagem e Som - PPGISpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7603418128688152por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil