Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFioraneli, Rogério Crevelenti
dc.date.accessioned2021-02-23T12:40:55Z
dc.date.available2021-02-23T12:40:55Z
dc.date.issued2017-11-09
dc.identifier.citationFIORANELI, Rogério Crevelenti. Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13876.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13876
dc.description.abstractThe presence of aversive control during mathematics teaching can produce a response pattern called mathematics anxiety, which involves escape and avoidance every time an individual is requested to use mathematical knowledge; besides negative physiological reaction, and negative self-attributions. Typically individuals with math anxiety, besides its mathematics difficulties, forms conceptual classes in which mathematics stimuli are associated to unpleasant and punitive events. The literature about reversals of equivalent stimuli classes has pointed out promising directions, but none study has yet been conduct to document the reversals of negative meanings of math stimuli present on pre-experimental classes of math anxiety individuals. The present study aims to: (1) reverse pre-experimental classes formed by math stimuli; (2) establish a new class with positive social aspects and math stimuli; (3) ample the data about reversals of equivalence classes; (4) inaugurate studies about reversals of classes containing pre-experimental and aversive math stimuli in individuals with math anxiety. Three studies were conducted with primary school students who presented anxiety about mathematics in response to a specific scale. The procedure will consist of pre, training and post tests involving stimuli reinforcing social patterns, non-reinforcing social patterns, abstract forms, numeric visual stimuli and reinforcing social situations. According to the results, it can be inferred that the participants showed emergence of equivalent relations, but with inconsistent data on transfer of function between the members of the established classes.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectReversão de classes equivalentespor
dc.subjectAnsiedade à matemáticapor
dc.subjectAlunos do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectAnálise experimental do comportamentopor
dc.subjectMathematics anxietyeng
dc.subjectReversal of equivalence classeseng
dc.subjectExperimental analysis of behavioreng
dc.titleReversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemáticapor
dc.title.alternativeReversal of mathematical stimulus function with discrimination procedures in students with mathematical anxietyeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Carmo, João dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263046410329694por
dc.contributor.advisor-co1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoO controle aversivo presente no ensino da matemática pode gerar um padrão de resposta conhecido como ansiedade à matemática, caracterizado por fuga e esquiva diante de situações requerem o uso de repertórios matemáticos, além de reações fisiológicas desagradáveis e auto-atribuições negativas. Tipicamente indivíduos com ansiedade à matemática, além da dificuldade na aprendizagem da disciplina, formam classes conceituais nas quais estímulos matemáticos estão associados a eventos desagradáveis e punitivos. A literatura que trata de reversão de classes de estímulos equivalentes tem apontado rumos promissores, porém nenhum estudo foi conduzido para reversão de significado negativo de estímulos matemáticos presentes em classes pré-experimentais em indivíduos que sofrem de ansiedade à matemática. O presente estudo objetiva (1) reverter classe pré-experimental formada por estímulos matemáticos; (2) estabelecer a formação de nova classe contendo aspectos sociais positivos e estímulos matemáticos; (3) ampliar os dados sobre reversão de classes de equivalência; (4) inaugurar investigações sobre reversão de classes contendo estímulos matemáticos pré-experimentais emocionalmente aversivos em indivíduos com ansiedade à matemática. Foram realizados três estudos com estudantes do ensino fundamental que apresentaram ansiedade à matemática na resposta a uma escala específica. Os procedimentos envolveram a aplicação de uma escala de diferencial semântico, pré-testes, treino e pós-testes envolvendo estímulos formas sociais reforçadoras, formas sociais não reforçadoras, formas não-representacionais, visuais numéricos e visuais não-numéricos ligados a situações sociais reforçadoras. De acordo com os resultados, pode-se inferir que os participantes apresentaram a emergências das relações equivalentes, mas com dados pouco consistentes de transferência de função entre os membros da classe estabelecida.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsipor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2013/12640-4por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3783223983892043por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil