Show simple item record

dc.contributor.authorGiangarelli, Drieli Camila
dc.date.accessioned2021-02-24T10:23:04Z
dc.date.available2021-02-24T10:23:04Z
dc.date.issued2020-11-23
dc.identifier.citationGIANGARELLI, Drieli Camila. Entre singularidades e processos identitários: um olhar para a formação e atuação profissional de Professoras da educação infantil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13879.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13879
dc.description.abstractThis study assumes that the teaching professional identity is constituted as an interaction between the individual and his subjective experiences, both at the individual and professional levels. The objective was to investigate how the process of constituting the professional identity profile of teachers who work in early childhood education (with children aged 3 to 5 years). We considered their life stories, training processes and professional performance. Theoretical contributions to the analysis of the investigation was based on the contributions of Tardif (2002, 2013), Pimenta (1999), Nóvoa (1992, 1997, 2019), Dubar (2005)) - in the field of the theme on identity and professional knowledge - and in Assis (2007), Kishimoto (1999, 2005) and Rosemberg (2012), on the understanding of professionals in early childhood education. The research had been based on a qualitative methodology through an exploratory-descriptive study, carried out through questionnaires with open and closed questions, with 14 teachers of early childhood education. The data were organized into 05 axes of analysis (Identity and singularity; Initial and continuing education; Teaching professionalism; Teaching knowledge; Professional practice). The results shows the importance of this type of investigation, allowing us to have a more accurate look at how the teachers of young children act and face the problems of their realities, which leads us to a more in-depth dialogue and an analysis in a more critical and aware of issues related to real situations that arise in the context of early childhood education that enable a constant reflection of practice and, consequently, of the constitution of identities.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessoras da educação infantilpor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectChildhood educationeng
dc.subjectProfessional identityeng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.titleEntre singularidades e processos identitários: um olhar para a formação e atuação profissional de Professoras da educação infantilpor
dc.title.alternativeSingularities and identity processes: a look at the training and professional performance of children's education Teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Onofre, Márcia Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7176529351192598por
dc.description.resumoEsse estudo parte do pressuposto de que a identidade profissional docente se constitui como uma interação entre o indivíduo e suas experiências subjetivas, tanto no âmbito individual quanto profissional. O objetivo foi investigar como ocorre o processo de constituição do perfil identitário profissional de professoras que atuam na educação infantil com crianças na fase de 3 a 5 anos, considerando-se suas histórias de vida, seus processos formativos e atuação profissional. Os aportes teóricos para a análise da investigação foram pautados nas contribuições de Tardif (2002, 2013), Pimenta (1999), Nóvoa (1992, 1997, 2019), Dubar (2005). para a discussão da temática sobre identidade e saberes profissionais, Assis (2007), Kishimoto (1999, 2005) e Rosemberg (2012), para a compreensão dos profissionais da educação infantil. A pesquisa tem desenho metodológico qualitativo através do estudo exploratório- descritivo, realizado por meio de questionários com questões abertas e fechadas com 14 professoras da educação infantil. Os dados foram organizados em 05 eixos de análise (Identidade e singularidade; Formação Inicial e continuada; Profissionalidade docente; Saberes Docentes; Prática Profissional). Os resultados apontam para a importância de como professoras de crianças pequenas atuam e enfrentam os problemas de suas realidades, evidenciando um diálogo mais aprofundado e uma análise de crítica e consciente de questões referentes às situações reais que se apresentam no âmbito da educação infantil que possibilitem uma reflexão constante da prática e, consequentemente, da constituição de identidades.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educação - PPGPEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3756694890338904por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil