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dc.contributor.authorSantos, Fabiano Pereira dos
dc.date.accessioned2021-02-24T12:39:18Z
dc.date.available2021-02-24T12:39:18Z
dc.date.issued2021-02-23
dc.identifier.citationSANTOS, Fabiano Pereira dos. Tempos escolares e qualidade da educação na legislação: uma incursão pela história. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13880.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13880
dc.description.abstractFrom the study of educational legislation from a historiographical point of view, we analyzed the relationship between school time and the quality of education, using historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological basis. From the qualitative and quantitative approaches, we try to answer the following problem: why do school times vary throughout the history of Brazilian education? We supported our analysis in the categories school start and end time, schooling time and time at school proposed by Parente (2010; 2006) and identified the (re)emergence of a fourth category: “time corresponding to school”. We used the studies by Dourado and Oliveira (2009), Gadotti (2013) and Soares (2016) to reflect on school times and the quality of education announced in the educational legislation, in particular Law 9.394/1996, in order to understand the motivations for changes in school times and their relationship with the social quality of education. This dissertation is structured in four chapters, which discuss the following: (i.) School times and the quality of education, which serves as a guide for our reflections in the two subsequent chapters; (ii.) the construction of school times in educational legislation from the Colonial period to the First Republic; (iii.) the consolidation of the school days of the Vargas Era until the year 2020; (iv.) the analysis methodology and the results of our research. Given this path, we realize that the category time corresponding to school in the year 2021 results from the use of TDIC, but that its past dates to the Jesuits' time when study times were factors of distinction, inequality and social discrimination. In the end, this research is justified by presenting the historicity of education based on educational legislation, and the transformation of school times is related to educational concepts, principles and purposes. Supposed in educational practices, we recognize “time corresponding to school” as a possibility to improve the quality of education, but we warn of the need to prevent the risks of its use, justifying the search for the hegemonic quality of education.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLegislação Escolarpor
dc.subjectTempos Escolarespor
dc.subjectQualidade da Educaçãopor
dc.subjectSchool Legislationpor
dc.subjectSchool Timespor
dc.subjectQuality of Educationpor
dc.titleTempos escolares e qualidade da educação na legislação: uma incursão pela históriapor
dc.title.alternativeSchool times and quality of education in legislation: a foray into historypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fortunato, Ivan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293044394759438por
dc.description.resumoA partir do estudo da legislação educacional do ponto de vista historiográfico, analisamos a relação do tempo escolar com a qualidade da educação, utilizando materialismo histórico-dialético como base teórico-metodológica. A partir das abordagens qualitativa e quantitativa, procuramos responder ao seguinte problema: por que os tempos escolares variaram ao longo da história da educação brasileira? Apoiamos nossa análise nas categorias tempo de escola, tempo de escolaridade e tempo na escola propostas por Parente (2010; 2006) e identificamos a (re)emergência de uma quarta categoria: os “tempos da escola”. Utilizamos os estudos de Dourado e Oliveira (2009), Gadotti (2013) e Soares (2016) para refletir sobre os tempos da escola e a qualidade da educação anunciada na legislação educacional, em especial a Lei 9.394/1996, a fim de compreender as motivações das mudanças nos tempos escolares e sua relação com a qualidade social da educação. Esta dissertação está estruturada em quatro capítulos, que discutem o seguinte: (i.) os tempos escolares e a qualidade da educação, o que serve de norte para nossas reflexões nos dois capítulos posteriores; (ii.) a construção dos tempos escolares na legislação educacional do período Colonial à Primeira República; (iii.) a consolidação dos tempos escolares da Era Vargas até o ano de 2020; (iv.) a metodologia de análise e os resultados de nossa pesquisa. Diante desse percurso, percebemos que a categoria tempos da escola no ano de 2021 resulta da utilização da TDIC, mas que seu passado remonta à época dos jesuítas quando os tempos de estudo eram fatores de distinção, desigualdade e discriminação social. Ao final, esta pesquisa se justifica por apresentar a historicidade da educação a partir da legislação educacional, sendo que a transformação dos tempos escolares se relaciona a conceitos, princípios e finalidades educacionais. Supostos em prática educativas, reconhecemos os “tempos da escola” como possibilidade de melhoria da qualidade da educação, mas alertamos para a necessidade de prevenção aos riscos da sua utilização justificando a busca pela qualidade hegemônica da educação.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0639736880221018por


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