Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorTamegushi, Mirele Lie
dc.date.accessioned2021-02-24T19:19:28Z
dc.date.available2021-02-24T19:19:28Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.identifier.citationTAMEGUSHI, Mirele Lie. Inovação no setor público: percepção de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) por servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSCar. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13882.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13882
dc.description.abstractPublic sector innovation is an issue that needs further study, as this approach is more widespread in private organizations. With the historical changes brought about by technological transformations and, more recently, by the internet, new challenges have been introduced in the administration of public services in Brazil. The consequence of this process of changes has boosted the implementation of information systems in the Federal public sector, capable of increasing transparency, autonomy, agility and, at the same time, bringing public agencies and their users closer together. In addition to increasing the efficiency of processes at the organizational level, the Federal Government's concern also refers to compliance with the current regulations, including the Law on Access to Information, nº. 12.527/2011, which guarantees access and disclosure of information and, more recently Decree nº. 8.539/2015, which provides for the use of electronic means for carrying out the administrative process. Therefore, the objective of the research can be expressed as analyzing the perception of use of the Electronic Information System (SEI) by employees of the Pro-Rectory for People Management (ProGPe) at UFSCar during the implementation process at the unit, in the period of June from 2018 to July 2020. The research strategy followed the precepts of the qualitative method, outlined as a single case study and the data collection was based on participant observation, documentary research, bibliographic research and application of questionnaires with users of the system. It was identified in this study that the innovative action of implantation of the SEI can be considered an organizational innovation in a broad sense and specifically a process innovation in the public sector, in which it generated significant changes in the support related to information technology in comparison to the existing procedures previously. The application of the questionnaires in two groups of ProGPe, management servers and servers with no leadership, management or advisory duties, revealed a high degree of satisfaction in the infrastructure offered (computer and internet) during the implementation process and other benefits generated by the replacement of the process on paper for electronic media, such as increased productivity, agility and reduced material expenses. However, in relation to the platform, the servers agreed that the SEI still needs improvements and enhancement of the tools to meet the existing demand at the unit.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovação organizacionalpor
dc.subjectGestão Eletrônica de Documentospor
dc.subjectUniversidade Federal de São Carlospor
dc.subjectOrganizational innovationeng
dc.subjectElectronic Document Managementeng
dc.subjectFederal University of São Carloseng
dc.titleInovação no setor público: percepção de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) por servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFSCarpor
dc.title.alternativeInnovation in the public sector: perception of use of the Electronic Information System (SEI) by employees of the Pro-Rectory for People Management at UFSCareng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rigolin, Camila Carneiro Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2388584081961836por
dc.description.resumoA inovação no setor público é uma temática que carece de estudos mais profundos, pois essa abordagem é mais difundida em organizações privadas. Com as mudanças históricas trazidas pelas transformações tecnológicas e, mais recentemente, pela internet, introduziram-se novos desafios na administração dos serviços públicos no Brasil. A consequência desse processo de mudanças impulsionou a implantação de sistemas de informação no setor público Federal, capaz de aumentar a transparência, autonomia, agilidade e ao mesmo tempo, aproximar órgãos públicos e seus usuários. Além de aumentar a eficiência dos processos no âmbito organizacional, a preocupação do Governo Federal se refere também ao cumprimento da normatização vigente, entre elas, a Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/2011, que garante o acesso e divulgação das informações e, mais recentemente o Decreto nº 8.539/2015, que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo. Portanto, o objetivo da pesquisa pode ser expresso como analisar a percepção de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) por servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) da UFSCar durante o processo de implantação na unidade, no período de junho de 2018 a julho de 2020. A estratégia de pesquisa obedeceu aos preceitos do método qualitativo, delineada como um estudo de caso único e a coleta de dados baseou-se na observação participante, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários com os usuários do sistema. Identificou-se neste estudo que a ação inovadora de implantação do SEI pode ser considerada uma inovação organizacional em sentido abrangente e em específico uma inovação de processos no setor público, no qual gerou mudanças significativas no suporte relacionado à tecnologia de informação em comparação aos procedimentos existentes anteriormente. A aplicação dos questionários em dois grupos da ProGPe, servidores gestores e servidores sem atribuições de chefia, direção ou assessoramento, revelaram um alto grau de satisfação na infraestrutura oferecida (computador e internet) durante o processo de implantação e outros benefícios gerados pela substituição do processo em papel para o meio eletrônico, como aumento de produtividade, agilidade e redução de gastos materiais. Porém, em relação à plataforma, os servidores concordaram que o SEI ainda precisa de melhorias e aprimoramento das ferramentas para atendimento da demanda existente na unidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3455493789310151por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil