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dc.contributor.authorYamamoto, Lucio Schiavon
dc.date.accessioned2021-03-01T11:45:06Z
dc.date.available2021-03-01T11:45:06Z
dc.date.issued2021-01-22
dc.identifier.citationYAMAMOTO, Lucio Schiavon. Processo de avaliação de princípios do Seis Sigma aplicados em empresas construtoras. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13899.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13899
dc.description.abstractAlthough the civil construction sector has adopted management tools and methods for the production and quality control of services, there is still a gap in applying effective quality management. The problems occur in the control of documentation and the control of processes, products, and continuous improvement. This research aims to propose an evaluation structure for Six Sigma application through a structured questionnaire or checklist for construction companies. The checklist was developed from a systematic review of the literature in which the six principles of Six Sigma are most used in civil construction internationally. Then, case studies were carried out on construction sites, and the checklist was applied to ten construction companies to identify each one's strengths and weaknesses. The research was realized with the technical staff of the building's site and quality management. The results showed that the companies contacted, on average, have mastered the principle of "focus on end customers," however they still have some difficulty in the application of quality management tools. Besides, it was found that characteristics such as the application of audits, the company's size, the existence of a quality department, and the existence of quality certifications influence the scoring of the Six Sigma principles. Therefore, according to the sample, it is concluded that the civil construction industry needs to develop mechanisms to promote the management of continuous improvement, having as a guideline the implementation and maintenance of methods and quality controls. It was observed that construction companies must first reach a total quality control level for effective continuous improvement management.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectConstrução civilpor
dc.subjectSeis sigmapor
dc.subjectMelhoria contínuapor
dc.subjectConstrutoraspor
dc.subjectQualityeng
dc.subjectConstructionindustryeng
dc.subjectSix Sigmaeng
dc.subjectContinuous improvementeng
dc.subjectConstruction companieseng
dc.titleProcesso de avaliação de princípios do Seis Sigma aplicados em empresas construtoraspor
dc.title.alternativeThe evaluation process of the Six Sigma principles applied in construction companieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Serra, Sheyla Mara Baptista
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8528385567782505por
dc.description.resumoAinda que o setor da construção civil tenha adotado ferramentas e métodos gerenciais da produção e do controle da qualidade de obras, ainda há uma lacuna na aplicação do gerenciamento da qualidade efetivo. Os problemas ocorrem não apenas no controle das documentações, mas também no controle dos processos, produtos e, por fim, na melhoria contínua desses. O objetivo desta pesquisa é propor uma estrutura de avaliação de aplicação do Seis Sigma por meio de um questionário estruturado para empresas construtoras. O questionário foi desenvolvido a partir de uma revisão sistemática da literatura na qual foram elencados seis princípios do Seis Sigma mais utilizados na construção civil internacionalmente. Em seguida, foram realizados estudos de caso em canteiros de obra e a aplicação do questionário em dez empresas construtoras visando identificar os pontos fortes e fracos de cada uma delas. As informações foram levantadas junto aos envolvidos do corpo técnico com a construção da obra e com o gerenciamento da qualidade. Os resultados demonstraram que as empresas contatadas, em média, possuem o domínio do princípio “foco nos clientes finais”, entretanto ainda apresentam certa dificuldade na aplicação de ferramentas da gestão da qualidade. Além disso, constatou-se que características como a aplicação de auditorias, o porte da empresa, a existência de departamento da qualidade e a existência de certificações da qualidade possuem influência na pontuação dos princípios do Seis Sigma. Conclui-se, portanto, conforme amostra, que a indústria da construção civil necessita desenvolver mecanismos para promover a gestão da melhoria contínua, tendo como norteador a implantação e manutenção de métodos e controles da qualidade. Observou-se que para uma efetiva gestão da melhoria contínua, as empresas construtoras devem atingir antes um nível de controle de qualidade total.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGECivpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5588480054175202por


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