Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSantos, Raphael Augusto dos
dc.date.accessioned2021-03-02T20:54:45Z
dc.date.available2021-03-02T20:54:45Z
dc.date.issued2021-02-20
dc.identifier.citationSANTOS, Raphael Augusto dos. Etiquetagem de fotografias no Instagram Greenpeace Brasil e sua relação com a análise documentária de imagens. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13909.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13909
dc.description.abstractConsidering the processes of attributing hashtags to the Greenpeace Brasil image collection on the Instagram social network by its users through the folksonomy process, this research aims to investigate and analyze photo tagging on the Instagram social network and its relationship with the categories of documentary analysis of photographic images proposed by Manini (2002). For this, the work is characterized as descriptive with data collection through observation. From the point of view of the research objectives, the present study has a descriptive and exploratory character with a qualitative and quantitative approach. The most popular photograph of each month was selected from January to December 2019, resulting in 12 photographs for the research corpus. For the analysis, 59 hashtags attributed to the 12 selected photographs from the collection were collected and the results showed that most of the hashtags attributed in the images correspond to the category ABOUT, which shows that the photographic images are represented in a more subjective way and with limited consensus. It is concluded that the attribute grid proposed by Manini (2002) proved to be relevant with regard to the categorization for correct representation of photographic images, but that there is a lack of knowledge of the indexers in question to represent the photographic images published in the collection of the Greenpeace Brasil.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIndexação de imagenspor
dc.subjectFolksonomiapor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectHashtagspor
dc.subjectAmbiente digitalpor
dc.subjectIndexing imagespor
dc.subjectFolksonomypor
dc.subjectDigital environmentpor
dc.titleEtiquetagem de fotografias no Instagram Greenpeace Brasil e sua relação com a análise documentária de imagenspor
dc.title.alternativeCollaborative tagging of photographs on Instagram Greenpeace Brasil and its relationship with documentary analys of photographspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Dal'Evedove, Paula Regina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1170937498266968por
dc.description.resumoConsiderando os processos de atribuição de hashtags no acervo de imagens do Greenpeace Brasil na rede social Instagram pelos seus usuários através do processo da folksonomia, esta pesquisa tem por finalidade a investigação e análise de etiquetagem de fotografias na rede social Instagram e sua relação com as categorias de análise documentária de imagens fotográficas proposta por Manini (2002). Para isso, o trabalho caracteriza-se como descritivo com coleta de dados através de observação. Do ponto de vista dos objetivos da pesquisa, o presente estudo tem caráter descritivo e exploratório com abordagem quali-quantitativa. Foi selecionada a fotografia com mais popularidade de cada mês no período de janeiro a dezembro de 2019, resultando em 12 fotografias para o corpus da pesquisa. Para a análise, foram coletadas 59 hashtags atribuídas as 12 fotografias selecionadas do acervo e os resultados apontaram que a maioria das hashtags atribuídas nas imagens correspondem à categoria SOBRE, o que mostra que as imagens fotográficas são representadas de uma forma mais subjetiva e de consenso limitado. Conclui-se que a grade de atributos proposta por Manini (2002) se mostrou relevante no que diz respeito à categorização para representação correta de imagens fotográficas, mas que há uma falta de conhecimento dos indexadores em questão para representação das imagens fotográficas publicadas no acervo do Greenpeace Brasil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9131306854276182por
dc.publisher.courseBiblioteconomia e Ciência da Informação - BCIpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil