Show simple item record

dc.contributor.authorBarbosa, Pamela Karem Zaparolli
dc.date.accessioned2021-03-12T11:42:57Z
dc.date.available2021-03-12T11:42:57Z
dc.date.issued2020-11-20
dc.identifier.citationBARBOSA, Pamela Karem Zaparolli. Jovens em conflito com o Estado: etnografias da reinserção escolar nas medidas socioeducativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13966.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13966
dc.description.abstractThis ethnography aims to reflect on the school reinsertion of young people in compliance with socio-educational measures in an open environment (MSE-MA), in response to the demands of re-socialization present in ECA and SINASE and required by the Judiciary. The effort is to understand the ways in which young people experience the practice of compulsory school reinsertion taking into account the different trajectories and relationships woven and legitimized in the tangle of institutions present in this plot. In addition, I propose to problematizing the notion of socio-education as a punitive method for a possible re-socialization and how these terms are placed in the context of this dissertation where school reintegration plays a fundamental role. The research was carried out in three stages and in MSE-MA services located in three peripheral regions of the city of São Paulo, with three different modes of insertion in the field. The insertions and the actions in each three of the research stages, first as a technique in the implementation of the MSE-MA, later as an educator and later as a researcher, are problematized and deepened as ethnographic experiences. For this reason, I designated my ethnographic production in three times: three different perspectives in different chronological and spatial times.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologia da juventudepor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectMedidas socioeducativaspor
dc.subjectECApor
dc.subjectYouth anthropologyeng
dc.subjectEthnographyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSocio-educational measureseng
dc.titleJovens em conflito com o Estado: etnografias da reinserção escolar nas medidas socioeducativaspor
dc.title.alternativeYouth in conflict with the State: ethnographies of the school reinsertion into socio-educational mesureseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toledo, Luiz Henrique de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5366260223109463por
dc.description.resumoEsta etnografia tem como objetivo refletir acerca da reinserção escolar de jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (MSE-MA), em resposta às demandas de ressocialização presentes no ECA e no SINASE e requeridas pelo Poder Judiciário. O esforço está em entender os modos pelos quais os jovens experienciam a prática da obrigatoriedade da reinserção escolar levando em consideração as diferentes trajetórias e as relações tecidas e legitimadas no emaranhado de instituições presentes nessa trama. Além disso, proponho problematizar a noção de socioeducação como método punitivo para uma possível ressocialização e como esses termos se colocam no contexto dessa dissertação onde a reinserção escolar tem um papel fundamental. A pesquisa foi realizada em três tempos e em serviços de MSE-MA localizados em três regiões periféricas do município de São Paulo, tendo três diferentes modos de inserção em campo. As inserções e atuações em cada um dos três tempos da pesquisa, primeiro como técnica na implementação das MSE-MA, mais tarde como educadora e depois ainda como pesquisadora, se problematizam e se adensam como experiências etnográficas. Por esse motivo, designei minha produção etnográfica em três tempos: três diferentes perspectivas em diferentes tempos cronológicos e espaciais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2446135000192515por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil