dc.contributor.author | Barbosa, Pamela Karem Zaparolli | |
dc.date.accessioned | 2021-03-12T11:42:57Z | |
dc.date.available | 2021-03-12T11:42:57Z | |
dc.date.issued | 2020-11-20 | |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Pamela Karem Zaparolli. Jovens em conflito com o Estado: etnografias da reinserção escolar nas medidas socioeducativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13966. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13966 | |
dc.description.abstract | This ethnography aims to reflect on the school reinsertion of young people in compliance with socio-educational measures in an open environment (MSE-MA), in response to the demands of re-socialization present in ECA and SINASE and required by the Judiciary. The effort is to understand the ways in which young people experience the practice of compulsory school reinsertion taking into account the different trajectories and relationships woven and legitimized in the tangle of institutions present in this plot. In addition, I propose to problematizing the notion of socio-education as a punitive method for a possible re-socialization and how these terms are placed in the context of this dissertation where school reintegration plays a fundamental role. The research was carried out in three stages and in MSE-MA services located in three peripheral regions of the city of São Paulo, with three different modes of insertion in the field. The insertions and the actions in each three of the research stages, first as a technique in the implementation of the MSE-MA, later as an educator and later as a researcher, are problematized and deepened as ethnographic experiences. For this reason, I designated my ethnographic production in three times: three different perspectives in different chronological and spatial times. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Antropologia da juventude | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Medidas socioeducativas | por |
dc.subject | ECA | por |
dc.subject | Youth anthropology | eng |
dc.subject | Ethnography | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Socio-educational measures | eng |
dc.title | Jovens em conflito com o Estado: etnografias da reinserção escolar nas medidas socioeducativas | por |
dc.title.alternative | Youth in conflict with the State: ethnographies of the school reinsertion into socio-educational mesures | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Toledo, Luiz Henrique de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5366260223109463 | por |
dc.description.resumo | Esta etnografia tem como objetivo refletir acerca da reinserção escolar de jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto (MSE-MA), em resposta às demandas de ressocialização presentes no ECA e no SINASE e requeridas pelo Poder Judiciário. O esforço está em entender os modos pelos quais os jovens experienciam a prática da obrigatoriedade da reinserção escolar levando em consideração as diferentes trajetórias e as relações tecidas e legitimadas no emaranhado de instituições presentes nessa trama. Além disso, proponho problematizar a noção de socioeducação como método punitivo para uma possível ressocialização e como esses termos se colocam no contexto dessa dissertação onde a reinserção escolar tem um papel fundamental. A pesquisa foi realizada em três tempos e em serviços de MSE-MA localizados em três regiões periféricas do município de São Paulo, tendo três diferentes modos de inserção em campo. As inserções e atuações em cada um dos três tempos da pesquisa, primeiro como técnica na implementação das MSE-MA, mais tarde como educadora e depois ainda como pesquisadora, se problematizam e se adensam como experiências etnográficas. Por esse motivo, designei minha produção etnográfica em três tempos: três diferentes perspectivas em diferentes tempos cronológicos e espaciais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2446135000192515 | por |