Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBasílio, Ana Carolina Paula
dc.date.accessioned2021-03-25T19:04:29Z
dc.date.available2021-03-25T19:04:29Z
dc.date.issued2020-09-28
dc.identifier.citationBASÍLIO, Ana Carolina Paula. (De)formados pela pele: a escola-periférica e a escola-excepcional fragmentada como (re)produtoras de desigualdades. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14026.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14026
dc.description.abstractThe present work problematizes the “public school crisis” narrative in the light of notions of peripheral school, exceptional school and fractal school. Based in participatory action research, it was followed the routine of two state schools, located in the periphery and the central region of the city of Sorocaba, state of São Paulo. Along the research and the daily sharing with the students, it was identified that their bodily marks: race/ color, social class, gender, geographic location, family relationships etc., are fundamental to the analysis of school performances, and that in the process of social production of urban space, markedly fragmented and racialized, state schools “shatter” themselves, keeping within them not only classist but racial differences. The discussion about the fragmentation of the state schools, in a racial perspective, opened wide that the “crisis of the public school” has, historically, a color and an address, affecting mostly the peripheral school – black and in the periphery.por
dc.description.abstractEl presente trabajo problematiza la narrativa de “crisis de la escuela pública” a la luz de las nociones de escuela-periférica, escuela-excepcional y escuela-fractal. Basado en la investigación participante y acción, se siguió el cotidiano escolar de dos escuelas públicas, ubicadas en la periferia y región central de la ciudad de Sorocaba/SP. Durante la investigación y el intercambio diario con estos estudiantes, se identificó que sus marcas corporales: raza/color, clase social, género, ubicación geográfica, relaciones familiares etc., son fundamentales para el análisis del desempeño escolar, y que en el proceso de producción social del espacio urbano, marcadamente fragmentado y racializado, las escuelas públicas se “rompen”, manteniendo en su interior no sólo las diferencias de clase, sino también las diferencias raciales. La discusión de la fragmentación de las escuelas estatales desde una perspectiva racial, ha expuesto que la “crisis de la escuela pública” históricamente tiene un color y dirección, afectando más fuertemente a la escuela periférica - negra y en la periferia.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subjectPeriferiapor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectDevirpor
dc.subjectUrbanopor
dc.subjectPublic schoolpor
dc.subjectPeripherypor
dc.subjectRacepor
dc.subjectBecomingpor
dc.subjectUrbanpor
dc.subjectEscuela Públicapor
dc.subjectPeriferiapor
dc.subjectRazapor
dc.subjectDevenirpor
dc.subjectUrbanopor
dc.title(De)formados pela pele: a escola-periférica e a escola-excepcional fragmentada como (re)produtoras de desigualdadespor
dc.title.alternative(De)formed by skin: the peripheral school and the exceptional fragmented as (re)producers of inequalitiespor
dc.title.alternative(De)formados pela piel: la escuela periférica y la escuela excepcional fragmentada como (re)productoras de desigualdadespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carril, Lourdes de Fátima Bezerra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0328730975862213por
dc.contributor.advisor-co1Martines, Marcos Roberto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317839291904450por
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza a narrativa de “crise da escola pública” à luz das noções de escola-periférica, escola-excepcional e escola-fractal. Com base na pesquisa participante e ação, acompanhou-se o cotidiano escolar de duas escolas estaduais, localizadas na periferia e região central do município de Sorocaba/SP. No decurso da pesquisa e da partilha cotidiana com esses estudantes, identificou-se que suas marcas corpóreas: raça/cor, classe social, gênero, localização geográfica, relações familiares etc., são fundamentais à análise das performances escolares, e que no processo de produção social do espaço urbano, marcadamente fragmentado e racializado, as escolas estaduais se “estilhaçam”, guardando em seu interior diferenças não apenas de classe, mas, de raça. A discussão da fragmentação das escolas estaduais, numa perspectiva racial, escancarou que a “crise da escola pública” historicamente tem cor e endereço, atingindo mais fortemente a escola-periférica – negra e na periferia.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia - PPGGeo-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES 88882.427083/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6337156943085789por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil