Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAbitante, Aldo
dc.date.accessioned2021-04-01T16:55:14Z
dc.date.available2021-04-01T16:55:14Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.citationABITANTE, Aldo. Contribuições de Paulo Freire e Walter Benjamin para uma análise do ensino de língua portuguesa no Currículo Paulista. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14065.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14065
dc.description.abstractThe present work is a review about what is firmed in the Paulista Curriculum, it’s trying to realise the alienation of the word category and its linguistic prejudice, from the construction made based on Paulo Freire’s and Walter Benjamin’s theoretical reference – and also from some linguists who discuss the linguistic prejudice and the emancipatory practices of mother tongue teaching from Bagno’s, Brito’s, Geraldi’s, Lucchesi’s, Possenti’s, Rodrigues’ and Soares’ works. From the Benjamin's contributions to the word as authentic experience as well as Freire’s about the limit situation and education as dialogical praxis, make this question: how does the political-pedagogical proposal of São Paulo Curriculum for the teaching of Portuguese language hinder or favor the pronunciation of the authentic word by teachers and students? The study takes place through a qualitative research of documentary analysis, elaborated from the perspective of Critical Discourse Analysis to interpret its social context, the meanings and senses that it builds on the teaching of Portuguese language in its text. From what was raised in the study, it was understood that, despite the approximation of an enunciative-discursive theoretical basis, the current São Paulo Curriculum moves away from a critical emancipatory perspective of education, in the sense of facing neither the limit situations that alienate the word as an authentic experience, nor structural issues that fall on linguistic prejudice.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectWalter Benjamimpor
dc.subjectCurrículo Paulistapor
dc.subjectPreconceito linguísticopor
dc.subjectSituação-limitepor
dc.subjectlinguistic prejudicepor
dc.subjectlimitsituationpor
dc.titleContribuições de Paulo Freire e Walter Benjamin para uma análise do ensino de língua portuguesa no Currículo Paulistapor
dc.title.alternativePaulo Freire and Walter Benjamin's contributions for an analysis of portuguese language teaching in the Currículo Paulistapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO presente trabalho é uma análise ao que é disposto no Currículo Paulista, tentando perceber a categoria de alienação da palavra e do preconceito linguístico, a partir da construção feita com base no referencial teórico de Paulo Freire e Walter Benjamin – e de linguistas que discutem o preconceito linguístico e práticas emancipatórias do ensino de língua materna, a partir das obras de Bagno, Brito, Geraldi, Lucchesi, Possenti, Rodrigues e Soares. Dadas as contribuições de Benjamin sobre a palavra como experiência autêntica, bem como as de Freire sobre situação-limite e a educação como práxis dialógica, questiona-se: como a proposta político-pedagógica do Currículo Paulista para o ensino de língua portuguesa obstaculiza ou favorece a pronúncia da palavra autêntica por docentes e discentes? O estudo se dá por meio de uma pesquisa qualitativa de análise documental, elaborada a partir da perspectiva de Análise Crítica do Discurso para interpretar o seu contexto social, os significados e os sentidos que constrói sobre o ensino de língua portuguesa em seu texto. Pelo que se levantou no estudo, compreendeu-se que, apesar da aproximação de uma base teórica enunciativo-discursiva, o atual Currículo Paulista se afasta de uma perspectiva crítica emancipatória de educação, no sentido de não enfrentar nem as situações-limite que alienam a palavra como uma experiência autêntica, nem questões estruturais que recaem sobre o preconceito linguístico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9547994953973971por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil