Show simple item record

dc.contributor.authorFreitas, Renan Gustavo Beloni
dc.date.accessioned2021-05-12T18:26:08Z
dc.date.available2021-05-12T18:26:08Z
dc.date.issued2021-03-22
dc.identifier.citationFREITAS, Renan Gustavo Beloni. Manual de experimentos de física utilizando um smartphone. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14253.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14253
dc.description.abstractThis work aims to propose a physics experiment manual to be used in high school and elementary school, containing four low-cost scripts based on the acquisition of data through different sensors available on smartphones through a free application called Physics Toolbox . Based on the assumptions of David Ausubel's learning theory and how it can be applied in a teaching context based on experimental activities carried out in groups, it is expected that the application of the proposed scripts will bring greater meaning to the concepts covered in comparison with purely theoretical classes. , as well as encourage teachers who use the tools presented to develop their own proposals. Each script was designed to be completed in two classes, within a common classroom, with proposals that fall mainly in the investigative and verification fields. Its content presents, in addition to the methodology of the proposal and class for which it is intended, a brief introduction encompassing the related physics content and the specific sensor that will be used, with each of the manual's scripts being able to be worked independently of the others. The chosen themes are related to the content of Mechanics, Acoustics and Electromagnetism. Due to the impossibility of developing the work in the school environment due to the social distance imposed by the pandemic of COVID-19, the results of the experiments carried out by the author and fellow professors participating in the MNPEF are presented and discussed, together with their impressions related to the development of proposals. The analysis of these results demonstrates a great precision of the data obtained with the smartphone and minimum difficulty of execution, that added to the other functionalities of the employed applicationsuggests excellent possibilities of execution of the proposed experiments inside the school.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectMeaningful Learningpor
dc.subjectExperimentationpor
dc.subjectInformation and Communication Technologiespor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subjectPhysics Teachingpor
dc.titleManual de experimentos de física utilizando um smartphonepor
dc.title.alternativePhysics experiments manual using a smartphonepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Brandl, Ana Lúcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3308757619164141por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo propor um manual de experimentos de Física para ser utilizado no Ensino Médio e Fundamental, contendo quatro roteiros de baixo custo que tem como base a aquisição de dados através de diferentes sensores disponíveis em smartphones através de um aplicativo gratuito chamado Physics Toolbox. Partindo dos pressupostos da teoria de aprendizagem de David Ausubel e como esta pode ser aplicada num contexto de ensino baseado em atividades experimentais realizadas em grupo, espera-se que a aplicação dos roteiros propostos traga maior significado para os conceitos abordados em comparação com aulas puramente teóricas, bem como incentive os professores que se utilizarem das ferramentas apresentadas a elaborarem suas próprias propostas. Cada roteiro foi pensado para ser concluído em duas aulas, dentro de uma sala de aula comum, com propostas que se enquadram principalmente nos campos investigativo e verificativo. Seu conteúdo apresenta, além da metodologia da proposta e turma a qual se destina, uma breve introdução englobando o conteúdo de física relacionado e o sensor específico que será utilizado, podendo cada um dos roteiros do manual ser trabalhado de maneira independente dos demais. Os temas escolhidos estão relacionados aos conteúdos de Mecânica, Acústica e Eletromagnetismo. Devido à impossibilidade do desenvolvimento do trabalho no ambiente escolar por conta do distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, são apresentados e discutidos os resultados dos experimentos realizados pelo autor e colegas professores participantes do MNPEF, juntamente com as impressões destes relacionadas ao desenvolvimento das propostas. A análise desses resultados demonstra uma grande precisão dos dados obtidos com o smartphone e mínima dificuldade de execução, que se somadas às demais funcionalidades do aplicativo empregado sugerem excelentes possibilidades de aplicação dos experimentos propostos dentro da escola.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - PROFIS-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6264527062338417por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil