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dc.contributor.authorDe Campli, Graziella Fernanda
dc.date.accessioned2021-05-20T10:16:52Z
dc.date.available2021-05-20T10:16:52Z
dc.date.issued2021-03-15
dc.identifier.citationDE CAMPLI, Graziella Fernanda. Bibliotecas escolares em cooperativas de ensino: relato de caso da Biblioteca da Escola Educativa na cidade de São Carlos- SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14286.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14286
dc.description.abstractThe research question about school libraries within the scope of the theoretical trajectory of consolidating the field of research in Information Science (CI) has been contextualized through the presentation of concepts and general definitions about the research developed in School Libraries. Thus, a basic research has been carried out based on a descriptive analysis of the context that represents the school libraries in private educational institutions in São Carlos, highlighting the situation of the library at Escola Educativa, for which an experience report of the functionalities of the school library in a teaching cooperative was drawn up. The objective was presenting general concepts and definitions that punctuate the understandings assumed in CI research in a School Library, identifying and describing census data in School Libraries in Brazil. It also aims presenting quantitative data in school libraries and private educational institutions in the city of São Carlos; describing the educational management model either in Cooperatives or at Escola Educativa, as well as analyzing the context of the constitution of school libraries in the city of São Carlos, in private institutions, highlighting the case Escola Ecucativa. The educational library at the Cooperativa de Ensino Educativa was participative and active in the formation of the student body, complying with the current legislation and being adequate to the proposed Educational Management model, where the benefit of this type of teaching cooperative is to be participatory.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca escolarpor
dc.subjectCooperativa de ensinopor
dc.subjectBibliotecário escolarpor
dc.subjectSchool libraryeng
dc.subjectTeaching cooperativeeng
dc.subjectSchool librarianeng
dc.titleBibliotecas escolares em cooperativas de ensino: relato de caso da Biblioteca da Escola Educativa na cidade de São Carlos- SPpor
dc.title.alternativeSchool libraries in teaching cooperatives: case report of the Biblioteca da Escola Educativa in the city of São Carlos- SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gracioso, Luciana de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898201916360294por
dc.description.resumoA questão de investigação sobre bibliotecas escolares no âmbito da trajetória teórica de consolidação do campo de pesquisa em Ciência da Informação - CI foi contextualizada através da apresentação de conceitos e definições gerais sobre pesquisas desenvolvidas sobre Bibliotecas Escolares. Desta forma realizou-se uma pesquisa básica, pautada em uma análise descritiva do contexto, que representa as Bibliotecas escolares de instituições privadas de ensino de São Carlos, dando destaque à situação da Biblioteca Escolar da Escola Educativa, para qual foram traçados relatos de experiência das funcionalidades da biblioteca escolar numa cooperativa de ensino. Objetivou-se apresentar conceitos e definições gerais, que pontuam as compreensões assumidas na pesquisa em CI sobre Biblioteca escolar, identificar e descrever dados censitários sobre Bibliotecas Escolares no Brasil; apresentar dados quantitativos sobre Bibliotecas escolares e em instituições privadas de ensino na cidade de São Carlos; descrever o modelo de gestão educacional em Cooperativas e o modelo de gestão educacional na Escola Educativa, bem como analisar o contexto de constituição das bibliotecas escolares na cidade de São Carlos, em instituições privadas, destacando o caso da Escola Educativa. A biblioteca escolar da Cooperativa de Ensino Educativa apresentou-se participativa e atuante na formação do corpo estudantil, atendendo a legislação vigente e sendo adequada ao modelo de gestão Educacional proposto, onde o benefício desse tipo de cooperativa de ensino é ser participativo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8528102085785555por


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