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dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria dos
dc.date.accessioned2021-06-03T11:10:56Z
dc.date.available2021-06-03T11:10:56Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationSANTOS, Flávia Maria dos. Matrículas de estudantes com deficiência na EJA e a oferta do atendimento educacional especializado em municípios paulistas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14338.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14338
dc.description.abstractSpecial education in the modality of youth and adult education is part of the process of including people who were doubly excluded from society. In this theme, the analysis of factors that make up this reality, allows realities to be exposed and that from there, the different aspects that make up this modality are studied.The general purpose of the research is to characterize the general enrollment of PAEE students in EJA (elementary school level) in São Paulo municipal schools and to identify the offer of AEE for PAEE students enrolled in the EJA modality in ten cities of São Paulo state. The survey was organized in two stages. Stage 1 was characterized by data collection at INEP and fil-tering by the IBM SPSS Statistics 20 software, and Stage 2 by analysis and discussion of the collected data, this stage was split into the categories: general analysis of PAEE students' enrollments at EJA in SP; analysis of the enrollment of PAEE students in EJA in municipal schools in the 10 selected cities; analysis of enrollments according to the types of disabilities; characterization of the enrollment of municipal schools in the 10 cities of the study and analysis of the offer of AEE in the 10 cities. Findings indicated that variation in the number of enrollments between the four years studied (2015 to 2018). In the characterization of the cities selected for the study, there was a predomi-nance of enrollments of white, male and predominant age groups (15 to 20 and from 21 to 30 years old) in the enrollments analyzed. In the AEE offer, the data obtained reveal the discrepancy between the numbers of enrollments counted with the number of services provided to these students, according to the survey in the ten cities selected for this research.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectIndicadores educacionaispor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectEducational Indicatorseng
dc.subjectYouth and Adult Educationeng
dc.subjectSpecialized educational serviceeng
dc.titleMatrículas de estudantes com deficiência na EJA e a oferta do atendimento educacional especializado em municípios paulistaspor
dc.title.alternativeEnrollment of students with disabilities in EJA and the offer of specialized educational service in cities of São Paulo stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Campos, Juliane Aparecida de Paula Perez
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3169299095370522por
dc.description.resumoA educação especial na modalidade da educação de jovens e adultos constitui um processo de inclusão de pessoas que foram duplamente excluídas da sociedade. Nessa temática, a análise de fatores que compõem esse contexto permite que sejam expostas realidades e que, a partir daí, sejam estudadas as diferentes vertentes que formam essa modalidade. A pesquisa teve como objetivo geral a caracterização das matrículas de alunos PAEE na EJA (nível ensino fundamental) das escolas municipais paulistas e a identificação da oferta do AEE para esses alunos em dez munícipios paulistas. O estudo foi organizado em duas etapas. A etapa 1 se caracterizou pela coleta dos dados no Inep e filtragem pelo software IBM SPSS Statistics 20, e a etapa 2 pela análise e discussão dos dados coletados, sendo esta etapa dividida nas categorias: análise geral das matrículas de alunos PAEE na EJA em SP; análise das matrículas de alunos PAEE na EJA nas escolas municipais dos 10 municípios selecionados; análise das matrículas de acordo com os tipos de deficiência; caracterização das matrículas das escolas municipais dos dez municípios do estudo e análise da oferta do AEE nesses municípios. Os resultados indicam variação no número de matrículas entre os quatro anos estudados (2015 a 2018). Na caracterização dos municípios selecionados para o estudo, ocorreu a predominância de matrículas de alunos da raça branca, do sexo masculino e da faixa etária predominante (15 aos 20 e dos 21 aos 30 anos) nas matrículas analisadas. Na oferta do AEE, os dados obtidos revelam a discrepância entre o número de matrículas contabilizadas com o número de atendimentos fornecidos a esses alunos, de acordo com a pesquisa nos dez munícipios selecionados para este estudo.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 1691980por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8465006414022705por


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