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dc.contributor.authorFonseca, Christiany Regina
dc.date.accessioned2021-06-05T10:54:31Z
dc.date.available2021-06-05T10:54:31Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.identifier.citationFONSECA, Christiany Regina. De camelô a empreendedor: os “lojistas” do Shopping Popular de Cuiabá. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14342.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14342
dc.description.abstractIn the 1990s, camelôs1 who worked in the streets and squares of Cuiabá were relocated in a new space, still precarious and far from the city center. Over the years, this space has undergone transformations, guaranteeing a "mall" structure. Workers, formerly informal, are now registered and legalized, their activities have been reframed, with the entrepreneurial ideal, a term by which they have come to identify themselves. This research aimed to understand how this reframing took place, and to what extent the entrepreneurship idea was incorporated by workers, as well, as their perceptions about the galerização2 policies implemented by the government, which were questioned by them for a long time. The analytical framework sought to recover the debate on informality and its transformations in recent decades, in a context of more flexible work relations and neoliberal polices. And also, the importance of social networks to understand the strategies used by workers to stay in the activity. The workers, now small entrepreneurs, of Shopping Popular de Cuiabá (MT) were empirical. The research consisted of observation of the work, application of questionnaires to build a profile of these workersentrepreneurs and in-depth interviews. We note the internalization of the entrepreneurial ideals and the erasure of the previous history as camelôs, which is reflected, among other things, as they reinterpret the public policies of business activity.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCamelôspor
dc.subjectShopping Popular de Cuiabápor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEmpresarizaçãopor
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.titleDe camelô a empreendedor: os “lojistas” do Shopping Popular de Cuiabápor
dc.title.alternativeFrom camelô to entrepreneur: the “shopkeepers” of Shopping Popular de Cuiabáeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Jacob Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9244132532446607por
dc.description.resumoNa década de 1990, os camelôs que atuavam nas ruas e praças de Cuiabá foram realocados em um novo espaço, ainda precário e distante do centro da cidade. Ao longo dos anos, tal espaço passou por transformações, garantindo uma estrutura de “shopping”. Os trabalhadores, antes na informalidade, agora são registrados e legalizados, suas atividades foram ressignificadas, com o ideário empreendedor, termo pelo qual estes passaram a se identificar. Esta pesquisa teve por objetivo compreender como se deu essa ressignificação, e em que medida o ideário do empreendedorismo foi incorporado pelos trabalhadores, assim como suas percepções acerca das políticas de galerização implementadas pelo poder público, que foram por muito tempo questionadas por eles. O referencial analítico buscou recuperar o debate sobre informalidade e suas transformações nas últimas décadas, num contexto de flexibilização das relações de trabalho e políticas de cunho neoliberal. E também, a importância das redes sociais para compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem na atividade. Teve como empiria os trabalhadores, agora pequenos empresários, do Shopping Popular de Cuiabá (MT). A pesquisa constou de observação do trabalho, aplicação de questionários para a construção de um perfil desses trabalhadores-empresários de si e entrevistas em profundidade. Constatamos a interiorização do ideário empreendedor e um apagamento da história anterior enquanto camelôs, que se reflete entre outras coisas, como reinterpretam as políticas públicas de empresarização da atividadepor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6287757695933494por


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