Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFermiano, Mayara Maria Costa
dc.date.accessioned2021-06-11T22:02:09Z
dc.date.available2021-06-11T22:02:09Z
dc.date.issued2019-12-02
dc.identifier.citationFERMIANO, Mayara Maria Costa. O olhar dos licenciandos sobre a disciplina de Libras nos cursos de licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14369.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14369
dc.description.abstractThis study aims to investigate the opinion of undergraduates, who are studying Libras at a Federal University in the interior of the state of São Paulo, expect this as a contribution to future education in deaf education. Based on research conducted in the field of deafness and recent legislation, we developed a quantitative and qualitative descriptive field research that, through the application of questionnaires to 54 undergraduate students, raised important aspects about the implementation of the discipline. The results indicate that due to the reduced workload many students confuse basic concepts related to Libras and deafness, such as the purpose of language learning and the role of Libras interpreter translator in deaf education. We hope, with this investigation, not to let the discussions end and that the offer of the discipline can be rethought to fulfill its role: to promote the inclusion of deaf students.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.titleO olhar dos licenciandos sobre a disciplina de Libras nos cursos de licenciaturapor
dc.title.alternativeGraduate people's view on the subject of Libras in licensee coursespor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Santos, Lara Ferreira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7312070448044165por
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo principal investigar a opinião dos licenciandos, que cursaram recentemente ou estivessem cursando a disciplina de Libras em uma Universidade Federal no interior do Estado de São Paulo, o que esperam desta como contribuição para atuar futuramente na educação de surdos. Com base em pesquisas na área da surdez e nas legislações recentes, desenvolvemos uma pesquisa de campo descritiva quanti e qualitativa que, através da aplicação de questionários para 54 alunos de cursos de licenciatura, e foi possível levantar aspectos importantes sobre a implementação da disciplina. Os resultados indicam que devido à carga horária reduzida muitos alunos confundem conceitos básicos relacionados à Libras e à surdez, como o objetivo do aprendizado da língua e o papel do tradutor intérprete de Libras na educação de surdos. Esperamos, com esta investigação , não deixar que as discussões se esgotem e que a oferta da disciplina possa ser repensada para cumprir com seu papel: promover a inclusão de alunos surdos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5604669837200332por
dc.publisher.courseEducação Especial - EEspLpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil