Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGuilherme, Maria Luiza Cavazotto
dc.date.accessioned2021-06-22T21:54:57Z
dc.date.available2021-06-22T21:54:57Z
dc.date.issued2021-06-09
dc.identifier.citationGuilherme, Maria Luiza Cavazotto. A condição de refúgio no Brasil: políticas de ações afirmativas no trabalho e no ensino superior público paulista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14409.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14409
dc.description.abstractThis paper aimed to understand the condition/state of refuge in Brazil, from its socioeconomic profile with interface in the fields of labor, health and education. The general objective of the research was to problematize and describe the condition of people in a refuge state or forced migration in Brazil, based on affirmative actions policies in the affirmative actions field of higher education in São Paulo's universities. Based on the methodology of fundamental bibliographical type, the research conducted an in-depth analysis of specific studies on actions in the labor, health and education areas and at the same time, of the edicts of five chosen São Paulo's public universities: Unicamp, UFSCar, UFABC, USP and UNIFESP, to examine the affirmative actions thought for refugees in each of them. Within the limits of this research, it is concluded that the government is one of the essential pillars to ensure the reception of people in a state of refuge, at the same time, it highlights the actions of student movements and other organizations that seek to awaken affirmative actions for this population.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoas em estado de refúgiopor
dc.subjectUniversidades públicas paulistaspor
dc.subjectPolíticas de ações afirmativaspor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectPeople in a state of refugepor
dc.subjectPublic universities in São Paulopor
dc.subjectAffirmative actions policiespor
dc.subjectLaborpor
dc.titleA condição de refúgio no Brasil: políticas de ações afirmativas no trabalho e no ensino superior público paulistapor
dc.title.alternativeThe refuge condition in Brazil: affirmative action policies at work and in public higher education in São Paulopor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531por
dc.description.resumoEste trabalho pretendeu compreender a condição/estado de refúgio no Brasil, a partir de seu perfil socioeconômico com interface nos campos do trabalho, da saúde e da educação. A pesquisa teve como objetivo geral problematizar e descrever a condição das pessoas em estado de refúgio ou migração forçada no Brasil, a partir das políticas de ações afirmativas no campo da educação superior das universidades paulistas. Fundamentada na metodologia de tipo bibliográfico documental, a pesquisa realizou uma análise aprofundada de estudos específicos sobre as ações nas áreas do trabalho, da saúde e da educação e, ao mesmo tempo, dos editais de cinco universidades públicas paulistas escolhidas: a Unicamp, a UFSCar, a UFABC, a USP e a UNIFESP, para examinar as ações afirmativas pensadas para refugiados e refugiadas em cada uma delas. Dentro dos limites desta pesquisa, conclui-se que o poder público é um dos pilares essenciais para garantir o acolhimento das pessoas em estado de refúgio, ao mesmo tempo, destaca-se ações dos movimentos estudantis e outras organizações que buscam despertar ações afirmativas para essa população.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2377044242381292por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil