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dc.contributor.authorMora Olmos, Camilo Andrés
dc.date.accessioned2021-06-28T10:56:28Z
dc.date.available2021-06-28T10:56:28Z
dc.date.issued2021-04-19
dc.identifier.citationMORA OLMOS, Camilo Andrés. Proposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio porte. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14442.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14442
dc.description.abstractThe bicycle-shared systems (BSS) in the world have provided many benefits to cities such as improvements in traffic, health, and the environment. The biggest success factor for shared bikes is the location of the stations. This work presents a proposal for a bicycle shared system for a medium-sized city (Araraquara, S.P.), establishing the locations of the stations and evaluating the characteristics of the municipality. Factors such as locations with a high concentration of travel (generating poles for trips), elements of the bus system, current and designed infrastructure for bicycles, points of interest in the city, topographic characteristics, and profile of bicycle users are considered. The proposed methodology uses the modeling of a Geographic Information System (GIS), which allows the determination of certain characteristics based on analyzes specific to geography such as distances, densities, mappings. In parallel, the GIS connects with decision-making models, such as the Analytical Hierarchical Process (AHP) and the Optimization of Multiple Objectives by Radio Analysis (MOORA). Such methods contributed to the construction of maps indicating the areas of high and medium possibility to locate the stations of the system of shared bicycles, from which three alternatives were generated that evaluated characteristics such as number of bicycles, type of system (manual or automatic) and operating cost. Of these alternatives, the most suitable proposes a mixed system, with a lower cost and an average of trips suitable for an appropriate operation. From the development of the work, it was also possible to characterize the participation of elements such as bicycle infrastructure, temperature and slope within the implementation of the shared bicycle system. Finally, with the progress of the work, Araraquara presented itself as a city with an important potential to implement a system of shared bicycles.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de bicicletas compartilhadaspor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectSIGpor
dc.subjectAHPpor
dc.subjectMOORApor
dc.subjectBicycle-shared systemseng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.titleProposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio portepor
dc.title.alternativeProposal for a bicycle shared system for a medium-sized cityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guerreiro, Thais De Cassia Martinelli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2650555786682535por
dc.description.resumoOs sistemas de bicicletas compartilhadas (SBC) no mundo têm fornecido muitos benefícios para as cidades como melhorias no tráfego, na saúde e no meio ambiente. Um elemento que participa com alta importância no sucesso das bicicletas compartilhadas é a localização das estações. Este trabalho apresenta uma proposta de um sistema de bicicletas compartilhadas para uma cidade de médio porte (Araraquara, S.P.), estabelecendo as localizações das estações e avaliando as características próprias do município. São considerados fatores como locais com alta concentração de deslocamentos (polos geradores de viagens), elementos do sistema de ônibus, infraestrutura atual e projetada para bicicletas, pontos de interesse da cidade, caraterísticas topográficas, e perfil dos usuários de bicicleta. A metodologia proposta utilizou a modelagem de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), a qual permitiu determinar certas caraterísticas a partir de análises próprias da geografia como distâncias, densidades, mapeamentos. Paralelamente, o SIG se conectou com modelos de tomada de decisões, tais como o Processo Hierárquico Analítico (AHP) e a Otimização de Múltiplos Objetivos por Análise de Proporção (MOORA). No trabalho, esta metodologia procurou estabelecer critérios, avaliá-los e atribuir-lhes pesos com a participação dos três métodos, SIG, AHP e MOORA. Tais métodos contribuíram para a construção de mapas indicando as áreas de alta e média possibilidade para localizar as estações do sistema de bicicletas compartilhadas, a partir das quais foram geradas três alternativas que avaliaram características como número de bicicletas, tipo de sistema (manual ou automático) e custo de operação. Destas alternativas, a mais adequada propõe um sistema misto, com um menor custo e uma média de viagens adequada para um apropriado funcionamento. A partir do desenvolvimento do trabalho, também foi possível caracterizar a participação dos elementos como a infraestrutura cicloviária, a temperatura e a declividade dentro da implementação do sistema de bicicletas compartilhadas. Finalmente, com o andamento do trabalho Araraquara se apresentou como uma cidade com um importante potencial para implementar um sistema de bicicletas compartilhadas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - PPGEUpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0570100407106917por


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